O mês de maio representa um marco para as políticas públicas em prol da causa animal em Vitória da Conquista. O Castramóvel completa um ano de atividades, levando saúde e bem-estar para os animais do município, além de segurança para os tutores e toda a população.

Ação encabeçada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o Castramóvel já realizou, nos 12 primeiros meses de funcionamento, 1.308 procedimentos de castração em cães e gatos, alcançando 33 localidades das zonas rural e urbana do município. 

O Castramóvel é uma unidade de atendimento móvel do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), o primeiro equipamento público municipal da Bahia que tem o objetivo de cuidar da saúde de animais de rua ou que vivam com pessoas cadastradas no CadÚnico e em programas sociais mantidos pelo Município, ou ainda que sejam levados por pessoa ou organização que atue na causa animal em Vitória da Conquista.

Com o Castramóvel, o Governo Municipal democratizou o acesso à cirurgia de castração de cães e gatos. A cada semana o atendimento ocorre em um bairro diferente, levando o serviço aonde os animais e tutores estão, priorizando localidades mais populosas e onde os moradores não têm fácil acesso ao Casa, como a Zona Rural. A Semma fornece equipe, materiais, equipamentos e a manutenção do Castramóvel.

Para a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, o Castramóvel amplia as possibilidades de cuidado com a população de animais na cidade, reforçando o compromisso do Governo Municipal em oferecer saúde e dignidade para cães e gatos. Em 2024 foi sancionada a Lei 9.254, declarando estes animais como sujeitos de direito, por se tratarem de seres que possuem percepções conscientes.

“O Castramóvel é um equipamento extremamente importante, que faz parte do Casa. Como nem todas as pessoas conseguem trazer esses animais para a clínica, nós vamos até elas. O objetivo é atingir o maior número de animais castrados na cidade, principalmente na Zona Rural, já que muitas pessoas têm dificuldade de conseguir um veículo para trazer o animal para castrar no Casa ou para fazer qualquer tipo de procedimento”, afirmou a secretária.

Ana Cláudia

A ação contribui para a redução do número de animais abandonados e para a prevenção de doenças, além de promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com os animais de estimação, garantindo a saúde e evitando os maus tratos. 

Cooperação

O Castramóvel foi adquirido pela Prefeitura de Vitória da Conquista com recursos do Fundo do Meio Ambiente e autorizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam). Nos últimos meses, a Prefeitura Municipal, por meio da Semma, tem se esforçado para conseguir ampliar e diversificar as políticas públicas voltadas para a população animal de Vitória da Conquista, participando de eventos nacionais em busca de parcerias, novas ferramentas e investimentos para o Casa, o Castramóvel e o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres).

Localidades atendidas pelo Castramóvel desde maio de 2024

Alto Maron
Bate Pé
Batuque
Bruno Bacelar
Campinhos
Conveima
Cruzeiro
Dantilândia
Iguá
Guarani
Inhobim
José Gonçalves
Jurema
Lagoa das Flores
Lagoa de José Luiz
Limeira
Miro Cairo
Morada dos Pássaros
Morada real
Nova Cidade
Panorama
Patagônia
Pradoso
Remanso
Santa Cruz
Santa Marta
Santa Mônica
Urbis IV
Urbis V
Urbis VI
Vila América
Vila Elisa
Vila Serrana