O Dia Nacional dos Animais, lembrado em 14 de março, é uma data voltada para a reflexão acerca dos cuidados com os animais domésticos e silvestres e à conscientização sobre o abandono e maus-tratos. Em Brasília, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) participa de um encontro em alusão à data para buscar investimentos para o município.

O evento oficial sobre o Dia Nacional dos Animais, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, atraiu participantes de todo o Brasil e Vitória da Conquista foi o único município baiano a participar. O objetivo do encontro é expor os novos passos que estão sendo desenvolvidos pelo Ministério para o bem-estar animal, a exemplo do lançamento do Cadastro SINPatinhas, Sistema de Identificação de animais domésticos.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, Vitória da Conquista não poderia ficar de fora do evento pelos esforços e investimentos realizados para a saúde e bem-estar animal. “O município é referência na Bahia sobre os cuidados com animais e também pelos esforços do governo municipal em estar sempre em busca de políticas públicas para o bem-estar animal. Também estamos buscando aqui hoje a capacitação para gestores de criação da política municipal de manejo populacional de cães e gatos, buscar investimentos por novas parcerias para o Casa, Castramóvel e Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres). E também viemos ao Ministério pelas questões relacionadas aos animais silvestres, que são vítimas do tráfico”.

Entre as instituições participantes do evento estão o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), que atuou no salvamento de animais nas enchentes do Rio Grande do Sul.

Secretaria Ana Claudia ao lado do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD)

Políticas públicas

A Prefeitura inaugurou em abril de 2023, o primeiro equipamento público municipal da Bahia para cuidar gratuitamente da saúde de animais: o Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa). Conforme a Semma, já foram realizados mais de 8 mil atendimentos veterinários em cães, gatos e cavalos. Em 2024, o governo municipal colocou em funcionamento a unidade móvel do Casa, o Castramóvel, que realiza castrações de forma itinerante, na cidade e na zona rural, descentralizando o serviço que era feito apenas no Casa. O Castramóvel já realizou mais de 1.220 castrações e, junto com o Casa, foram aproximadamente 3 mil procedimentos cirúrgicos.