O município de Vitória da Conquista é gerido pela prefeita Sheila Lemos, do União Brasil, e tem um orçamento de R$ 1,537 bilhão.

É o quinto PIB da Bahia, de acordo com o IBGE/2020: R$ 7.131.575.000,00, representando 2,3% do PIB estadual. O PIB é a soma de valores de todos os serviços e bens produzidos em determinado local e período, além de ser o principal indicador do crescimento econômico de uma região.

A economia do município é diversificada, com destaque para o setor de prestação de serviços, em especial as áreas de saúde e de educação. A indústria local está em franco desenvolvimento e a agropecuária se mantém como um dos fatores de desenvolvimento, com o café e, mais recentemente, a silvicultura, entre as principais atividades.

Vitória da Conquista conta com uma grande rede educacional, com universidades e faculdades – total de dez – que formam milhares de profissionais de diversas áreas do conhecimento, proporcionando uma vasta mão de obra qualificada.

É polo de uma região com quase 100 municípios e mais de um milhão de habitantes. A cidade é cortada pela BR 116 (Rodovia Santos Dumont), a principal ligação rodoviária entre o Sul o Norte/Nordeste do país e é servida por várias estradas estaduais.

A estação rodoviária tem oferta de ônibus para todas as regiões brasileiras e embarca e desembarca cerca de 400 mil pessoas por mês.

O aeroporto Glauber Rocha é um dos mais modernos das cidades do interior da região Nordeste, com voos para a capital do estado e para Sudeste do Brasil operados pelas principais companhias aéreas do país: Latam, Gol e Azul. O movimento é de 360 mil passageiros por ano, estimadamente.

Vitória da Conquista é a primeira do ranking do Norte e Nordeste em saneamento básico, com mais de 97% dos domicílios ligados à rede de esgotos e 100% com ligação de água tratada. A cidade é abastecida pela barragem de Água Fria II e está em curso a construção da nova barragem do Catolé, com capacidade de armazenar 23,4 bilhões de litros de água, volume quatro vezes maior do que a capacidade de armazenamento da atual.

Seu centro comercial é um mais dinâmicos da Bahia, com milhares de lojas de rua e dois modernos shopping centers. É destacada pelas dezenas de boas opções de bares e restaurantes, sendo considerada a cidade com melhor oferta de gastronomia de qualidade, variando da culinária regional à cozinha contemporânea, passando pelas opções de pratos internacionais.