Meio Ambiente
Postado em 10 de maio de 2024 as 15:45:23 e atualizado em 13 de maio de 2024 as 09:26:01
Começou a funcionar nesta sexta-feira (10), no loteamento Comveima, o Castramóvel adquirido pela Prefeitura de Vitória da Conquista para democratizar ainda mais o acesso à cirurgia de castração de cães e gatos do município. Moradores do bairro e adjacências estiveram na Unidade de Saúde Comveima para levar os animais de estimação para o procedimento. Somente nesse primeiro dia, até as 15h, foram atendidos 56 animais.
Dona Dinaildes, moradora do Kadija, não perdeu tempo e logo no primeiro dia levou os irmãos Beile e Ted Wilson para realização dos exames. “É uma coisa que há muito tempo eu corria atrás, mas não conseguia. Esse trabalho é maravilhoso. Nem foi a Prefeitura que fez, foi Deus. Agora, graças a Deus, eu vou conseguir castrar meus bichinhos. A gente ama, a gente cuida. É muito bom mesmo. A Prefeitura está de parabéns. Dessa vez, ela arrasou”, disse, sorridente, Dinaildes Cardoso.
- Davi
- Anália
- Dinaildes
Assim como a moradora, quem também aproveitou este primeiro dia de atendimento foi Davi Santana, que levou o gatinho Riuky para ser avaliado pela equipe. “Uma oportunidade que não dá pra perder. Eu já tava pensando em castrar pra ele não ficar como o famoso gatinho fujão, aí uma amiga da minha mãe, que mora aqui perto, informou pra gente, e eu vim para o Castramóvel da Prefeitura. Muito bom. Vou aproveitar a oportunidade”, disse.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou mais esse grande passo do Governo Municipal no cuidado com os animais de Vitória da Conquista. “Para a gente é uma vitória muito grande, muitos anos de luta, um anseio também do pessoal da causa da proteção animal, que sempre sonhou ter um Castramóvel na cidade. E hoje, a gente tem uma clínica, a primeira da Bahia, temos agora o Castramóvel e estamos em busca de mais projetos, não vamos parar por aqui não”.
Outra ação importante citada por Ana Cláudia é a revista da Turma do Mello, lançada ontem (9), junto com o Castramóvel. “É um material que vai levar educação ambiental e orientação aos alunos da rede municipal de ensino e para todas as comunidades que a gente atender com o Castramóvel”, explicou.
A protetora de animais, Anália Almeida, está com 55 animais no abrigo Sítio dos Dogs, no Comveima. Ela levou oito cães para o atendimento hoje. “Eu tenho uma boa parte para castrar, outros já estão castrados, e é importante todos comparecerem, todos virem porque a castração evita dos bichinhos terem problemas de saúde e também tem a questão da multiplicação, porque está tendo muitos bichinhos abandonados, então é muito importante”, disse.
Segundo Ana Cláudia, o objetivo é atender o máximo possível de animais, e os que não forem castrados ainda hoje, serão amanhã. “Aqueles procedimentos que não puderem ser feitos aqui no local, serão direcionados para a clínica, que tem uma assistência maior”, explicou.
O Castramóvel, adquirido com recursos do Fundo do Meio Ambiente e autorizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), estará no Comveima até este sábado (11) e passará por outros bairros e também pela zona rural. Os próximos atendimentos serão nos Campinhos, Vila Elisa, Bruno Bacelar, Miro Cairo, Nova Cidade, Vila América, Remanso, Santa Mônica, Santa Marta/Universidade e os distritos de José Gonçalves e São João da Vitória (Batuque).
- Atendimento começou no Comveima em maio