Desenvolvimento Rural
Postado em 7 de janeiro de 2025 as 14:55:00
Com investimentos de mais de R$20 milhões em ações e serviços, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), atendeu demandas das famílias que moram no interior do município e realizou inúmeras ações que garantiram uma melhor qualidade de vida à população.
Manutenção e abertura de estradas vicinais, abastecimento de água, limpeza de aguadas, instalação de sistemas de chafariz, desenvolvimento de projetos nas áreas de fruticultura, produção de mel e pecuária, com apoio técnico, participação em feiras, capacitações, distribuição de insumos, como sementes, mudas e sêmen de bovinos, são algumas das atividades promovidas pela SMDR. “Este ano, buscamos mais do que garantir a segurança hídrica e a infraestrutura das estradas da Zona Rural. Em parceria com instituições federais e estaduais, nós desenvolvemos projetos que possibilitam a geração de renda ao homem e à mulher do campo, a exemplo dos projetos Citrus do Futuro e Meliponicultura, que já começam a dar frutos, com tecnologia sustentável e acessível a todos. Um custo-benefício que garante a permanência da população rural no campo”, declarou o secretário da SMDR, Breno Farias.
Segurança Hídrica
Com 60% da Zona Rural localizada no semiárido, a SMDR realizou, durante todo o ano, ações de enfrentamento à seca com aumento de 50% da frota da Operação Carro-Pipa Municipal, passando de 10 para 15 veículos. Isso ampliou também a capacidade de entrega, que chegou a 108 milhões de litros de água potável distribuídos para mais de 2.700 famílias beneficiadas em 300 comunidades.
Já os sistemas simplificados de água com rede hidráulica estão espalhados em mais de 190 comunidades e contam com a manutenção e fiscalização da SMDR durante todo ano, garantido mais de 900 milhões de litros de água potável para mais 1500 famílias.
Neste ano, 35 comunidades foram contempladas com chafarizes. O sistema é construído em local de fácil acesso para todos e consiste em uma caixa d’água de 10 mil litros com torneira colocada sobre uma base de concreto.
Infraestrutura
Para garantir o acesso da população rural a bens e serviços e o escoamento da produção agropecuária, a Prefeitura conta com 11 frentes de trabalho na Zona Rural, cada uma com uma máquina motoniveladora, duas caçambas, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira que foram responsáveis pela abertura, manutenção e cascalhamento de mais de 4 mil km de estradas vicinais da Zona Rural.
Incentivo à produção agrícola sustentável
Apoio técnico e distribuição de mudas para pequenos agricultores da Zona Rural foram o grande destaque da SMDR em 2024. Mirando no futuro, houve incentivo à produção agrícola do município com fomento à produção de frutas cítricas como laranja e limão no semiárido, por meio do Projeto Citrus do Futuro, que já ampliou oportunidades de renda e cultivo para as famílias de 20 pomares onde já estão plantados 15 mil mudas de tangerina, laranja e limão, com o apoio técnico e distribuição da mudas pela Prefeitura.
Através do programa Vamos Produzir, a SMDR incentivou o aumento de produtividade da mandioca, do café e do umbu gigante, com assistência técnica e distribuição de mais de cinco mil mudas para os agricultores interessados.
Meliponicultura
Em 2024, o projeto de incentivo à produção de mel de abelhas sem ferrão avançou em Vitória da Conquista, com capacitação e distribuição de 500 kits de caixas e acessórios. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os agricultores das quatro hortas comunitárias do município foram contemplados com kits e capacitação para manuseio e coleta do mel produzido por essas abelhas, uma alternativa de renda que promove a polinização de várias culturas agrícolas, garantindo a formação de sementes e frutos, uma via de mão dupla tanto para o ganho financeiro como para a preservação ambiental.
Agropecuária
Os técnicos da SMDR apoiaram a melhoria do rebanho de caprinos, ovinos e bovinos, com destaque para o programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IAFT), realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), que visa melhorar a qualidade genética voltada à produção de leite e ao abate do rebanho bovino de pequenos e médios pecuaristas do município. Iniciado este ano, a SMDR está promovendo a inseminação de novilhas de pecuaristas cadastrados no município. Na oportunidade, foram disponibilizados, gratuitamente, mil doses de sêmen bovino. A estimativa do programa é realizar até 600 inseminações por ano.
Selo de Inspeção Municipal (SIM)
Implantado em 2023, o Selo é um certificado emitido pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal que foram elaborados de forma higiênica e sanitária, e tem por objetivo garantir a qualidade e segurança dos alimentos, além de incentivar a produção legal. Em 2024, oito empresas do setor, alcançaram este selo no município.
Matérias relacionadas:
Segurança hídrica: Prefeitura executa ações de abastecimento de água potável na zona rural
Prefeitura lança projeto Citrus do Futuro para fortalecimento da agricultura em Vitória da Conquista
Produtores rurais participam de ações de aperfeiçoamento de práticas agrícolas oferecidas pela SMDR
Secretaria de Desenvolvimento Rural oferece programa de melhoramento do rebanho bovino do município
Credenciamento da Operação Carro-Pipa será on-line e começa na segunda-feira, 2