Além de oferecer diversão e entretenimento, a 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, que começou ontem (5) e segue até domingo (9), tem proporcionado grandes oportunidades de aprendizado. Um exemplo são as palestras oferecidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), na tarde desta quinta-feira (6). As atividades foram realizadas no Auditório César Nery, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, e atraíram agricultores, estudantes e interessados em aprender um pouco mais sobre essas culturas tradicionais da região.

Uma das palestras que movimentou o estande da SMDR foi a de meliponicultura, que consiste na criação racional de abelhas sem ferrão, atividade que pode ser realizada em pequenas propriedades para promover um aumento na renda familiar.

Professora Dra. Generosa Souza

Especialista e palestrante convidada pela Prefeitura, a professora Dra. Generosa Souza explicou que a atividade valoriza a produção do mel das abelhas, cria o propólis, além de ser ecologicamente sustentável devido à sua importância na polinização para todo o ecossistema.

“As abelhas sem ferrão são responsáveis pela polinização de cerca de 80% de todas as plantas da floresta, contribuindo para a manutenção da biodiversidade. Elas também promovem a polinização de várias culturas agrícolas, garantindo a formação de sementes e frutos. Além disso, as abelhas sem ferrão produzem o mel, um alimento precioso que complementa a renda do agricultor familiar. Portanto, é uma via de mão dupla, tanto para o ganho financeiro como para a preservação ambiental”, explicou a especialista.

Um dos participantes do evento foi Desidério de Araújo, entusiasta da meliponicultura. Ele destacou a importância de participar do evento e disse que a iniciativa da Prefeitura tem sido excelente. “Acredito que a função do Poder Público é incentivar cada cidadão a praticar aquilo que é bom. E a Prefeitura, para mim, tem fomentado isso. Então, tem sido excelente essa iniciativa”, afirmou.

Entrega dos kits e das mudas de programas da Prefeitura

Outras duas palestras realizadas trataram sobre os desafios e potencial da mandiocultura no Planalto da Conquista, apresentada pelo professor Anselmo Eloy (Uesb); e o potencial e desafios/apresentação do Projeto Citrus do Futuro, realizada pelo coordenador de Fomento à Agricultura Familiar da SMDR, Eduardo Castro.

 

Ao final das palestras, a Prefeitura realizou a entrega gratuita de kits contendo caixas para meliponicultura – 120 caixas para abelhas Jataí, 60 para Uruçu, 69 loções para captura de abelha, 60 formões 60 alimentadores e 60 Canecas derretedoras de cera.

Além disso, também entregou cerca de 500 mudas dos programas Citrus do Futuro e Umbu Gigante. Participar das palestras foi requisito fundamental para receber tanto os kits quanto as mudas.

Fomento à agricultura

O secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, explicou que a programação teve como objetivo evidenciar o incentivo da Prefeitura aos produtores e às alternativas de produção. “Estamos ensinando as pessoas a produzir mel de abelhas sem ferrão e incentivando-as, nesse sentido, a terem uma renda extra, em paralelo com o nosso projeto do Citrus do Futuro”, afirmou Breno. “Além disso, distribuímos cerca de 500 mudas, atendendo 40 produtores em larga escala, com 10 mil metros quadrados cada, ou seja, 500 mudas cada um”, complementou o secretário.

Breno Farias

Ao todo, a SMDR pretende atender cerca de 2 mil pessoas com essas mudas e, até o final do ano, doar mais de 25 mil, por meio dos programas da Prefeitura.

A programação educativa da SMDR segue nesta sexta-feira (7), às 10h, com a palestra Umbu Gigante – Técnicas de Cultivo e Oficina de Enxertia, apresentada pelos engenheiros agrônomos Dilermando Morais e Sálvio Gusmão, da equipe técnica da SMDR, no Auditório Geraldo Synai.

Além disso, no estande da Prefeitura, até domingo, a partir das 18h, acontece explanação sobre serviços e ações das Secretarias, atividades de entretenimento e entrega de mudas e brindes, entre outros.