A segunda oficina do mês aconteceu no Jardim Valéria

A Prefeitura de Vitória da Conquista (PMVC), por meio das coordenações municipais de Segurança Alimentar (Cosan) e Fomento à Agricultura Familiar, realiza uma série de oficinas sobre a captura de abelhas sem ferrão para os agricultores das quatro hortas comunitárias de Vitória da Conquista, durante o mês de novembro. Nesta terça-feira (12), a oficina contemplou agricultores da horta comunitária do Jardim Valéria.

Além das oficinas, os agricultores vão ser beneficiados com caixas apropriadas para a criação de abelhas e a produção de mel. Segundo a coordenadora da Cosan, Karine Barros, a iniciativa visa incentivar a criação de abelhas sem ferrão nas hortas comunitárias, levando em consideração que essa prática sustentável contribui para o aumento da produção agrícola e para a segurança alimentar.

“Nós temos buscado cada vez mais fortalecer a capacidade de produção dos pequenos agricultores, oferecendo novas oportunidades econômicas e promovendo práticas sustentáveis. Incentivar a criação de abelhas sem ferrão nas hortas comunitárias não apenas potencializa essa produção, como também contribui para a segurança alimentar ao fornecer mel, um alimento de alto teor nutritivo”, explicou a coordenadora.

Para a agricultora Maria Anísia da Silva, que cultiva na horta do Jardim Valéria há 25 anos, a iniciativa foi recebida com muito entusiasmo entre os agricultores e irá potencializar a produção. “A explicação que ele deu sobre as abelhas foi muito boa, ficou bem esclarecido. Agora a nossa expectativa vai ser grande. A gente conseguiu visualizar como é que vai produzir, porque a gente não sabia. A gente aqui só mexia com as folhas e as verduras e agora vai conseguir produzir mel”, comemorou dona Maria.

O ciclo de oficinas é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação Segurança Alimentar (Cosan), e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), por meio da Coordenação de Fomento à Agricultura Familiar. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a produção agrícola local, promovendo práticas sustentáveis. Além das hortas do Recanto das Águas e do Jardim Valéria, onde já foram realizadas as oficinas, também serão contempladas as hortas do Vila América e do Kadija.