Fazenda Bom Retiro

Um dos objetivos do projeto Citrus do Futuro é a disseminação de conhecimento sobre a citricultura em Vitória da Conquista e região. Por isso, após o lançamento do projeto na noite dessa segunda-feira (27), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), em parceria com a Embrapa, realizou hoje (28), o Dia de Campo na Fazenda Bom Retiro, para que os participantes pudessem receber orientações sobre o plantio e manejo de citrus.

“Este é um projeto que você pode trabalhar tanto com o pequeno agricultor, que só tem a casa e um quintal e pode plantar algumas laranjas para ajudar no sustento da família, quanto com o grande produtor rural. Então, é algo que dá para você fazer por toda a região do Planalto de Conquista. E a parceria com a Embrapa é de suma importância, por conta de toda tecnologia que vocês podem transferir para os produtores de como produzir utilizando os recursos que tem na região”, ressaltou a prefeita Sheila Lemos na abertura do Dia de Campo.

Secretário Breno Farias

Durante todo o dia, pesquisadores, professores, estudantes, produtores e agricultores familiares, distribuídos em três estações, foram orientados sobre o manejo de poda, irrigação, variedades de porta-enxertos para citricultura e de copa com alto potencial de produtividade para a região. “Nossa programação foi organizada para mostrar todo o potencial de nossa região para produção de laranja, limão e tangerina. Estamos recebendo produtores rurais de Conquista, de outros municípios, alunos da fruticultura da Uesb e agricultores familiares que fazem parte do projeto”, explicou o secretário da SMDR, Breno Farias.

Francisco Laranjeira

O diretor da Embrapa na Bahia, Francisco Laranjeira, elogiou a parceria com a SMDR para incentivo à citricultura no Planalto da Conquista e anunciou um acordo de cooperação técnica que será firmado entre Prefeitura e Embrapa para formalizar a parceria com o projeto Citrus do Futuro e de produção de outras frutas. “E mais do que isso, a gente quer ir além, não só citrus, mas outras frutas também que a Embrapa gostaria de apoiar. A gente acredita na diversificação da fruticultura. A Embrapa vai estar junto de todo o projeto sério que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por isso, estamos firmando esta parceria com a Prefeitura de Conquista”.

Para Dailton Vilas Boas, produtor rural da região de Lagoa das Flores, que há quatro meses recebeu 500 mudas do projeto, a expectativa é de muito aprendizado com o dia de campo. “Estou muito confiante com o projeto, minhas mudas já estão florando e eu já estou pensando no futuro, e esse dia de hoje com os pesquisadores está sendo muito importante”, declarou.

Já o produtor rural, Vicente Mendes Marinho de Andrade, que vem pesquisando sobre a citricultura como opção de investimento, o Dia de Campo, trouxe novos conhecimentos e incentivos. “Muito importante essa iniciativa para a região, como diversificação de renda, não só para a agricultura familiar, mas também para médios e grandes produtores. Uma oportunidade para a geração de emprego. Já há algum tempo, a gente vem estudando sobre o assunto, por intermédio de Breno, com o professor Abel, e esse encontro aqui nos deixou cada vez mais empolgados para poder fazer uma experiência e fazer um investimento”.