Desenvolvimento Econômico
Postado em 26 de dezembro de 2023 as 12:50:13

Projeto do Polo Têxtil foi apresentado publicamente este ano
O projeto Polo Têxtil – Feira da Moda de Vitória da Conquista foi um dos principais vetores a mobilizar a Prefeitura de Vitória da Conquista em 2023. O ápice dessa iniciativa foi em agosto, quando a prefeita Sheila Lemos fez a apresentação pública da versão final do projeto, após um trabalho de quase três anos que, além do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (SMDE), envolveu ainda a Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa (Faepe) e a K Consultoria.
O projeto também foi tema de discussão em outras ocasiões, como palestras na programação da 23ª Semana de Economia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e no 2º Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico, que trouxe o tema “Conectando pessoas e oportunidades”. Houve ainda um encontro com cerca de 100 pessoas – a maioria, empresários – no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, a fim de informar sobre o Polo Têxtil e a potencial criação de pelo menos 8 mil empregos diretos no município e em outras cidades da região.
Mas, para além dessa iniciativa, o ano de 2023 foi pródigo em iniciativas por parte da SMDE, cujas atribuições passam por desenvolver as relações de trabalho, renda e desenvolvimento econômico no município, por meio de políticas públicas que visem à melhoria das oportunidades de trabalho e renda, além da manutenção ou ampliação dos postos de trabalho.

Prefeita Sheila Lemos com o projeto da Feira da Moda Conquista
Atendimento a mulheres empreendedoras
Em parceria com o Sebrae, por exemplo, a SMDE promoveu o Encontro de Mulheres Empreendedoras, que teve a participação de aproximadamente 300 microempresárias. No dia-a-dia, a secretaria mantém em funcionamento a Sala da Mulher Empreendedora. Em pouco mais de dois anos, o setor ofereceu a mais de 4 mil mulheres serviços como assessoria técnica, capacitação empresarial, orientação profissional, cursos e seminários, entre outras opções.
A parceria envolvendo a Sala da Mulher Empreendedora e o Sebrae também viabilizou o projeto Empreendendo nos Bairros, que levou informações a empreendedores de bairros estratégicos da cidade. A primeira edição foi no bairro Brasil, um dos mais populosos da Zona Urbana conquistense.

Rodada de Negócios – Mulher Empreendedora, realizada em junho
As parcelas do público feminino dedicadas ao empreendedorismo também foram atendidas pela SMDE, por meio de palestras – como a realizada em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nossa Senhora Aparecida, numa ação conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Houve também o projeto Mulheres que Conquistam, que apoiou a gestão de empreendimentos geridos por mulheres, e a Rodada de Negócios, que organizou espaços para que mulheres empreendedoras pudessem divulgar seus produtos e serviços.

Secretário da SMDE, Marcos Ferreira, expõe projeto a empresários
Orientação e reinserção profissional
A orientação profissional e o desenvolvimento de carreiras também estiveram em outro projeto – o Rumos, que é oferecido de forma contínua pela SMDE a empregados e empresários da indústria e do comércio em Vitória da Conquista. Mas também houve espaço para oferecer atendimento psicológico a pessoas ligadas a esse mesmo segmento, que tenham passado por dificuldades emocionais em razão do ambiente do trabalho.
Em outra frente de atuação, a SMDE se envolveu no projeto Começar de Novo, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Governo (Segov). A iniciativa trabalha com pessoas que cumprem pena em regime semiaberto no Conjunto Penal Nilton Gonçalves, inserindo-os em atividades tocadas pelo Governo Municipal.

Feira de economia solidária
Economia solidária
A atenção ao segmento da economia solidária esteve presente em projetos como o Retalho Solidário, que ofereceu cursos de artesanato com materiais recicláveis a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa atende a mais de 150 famílias empreendedoras.
A SMDE também realizou feiras solidárias, nas quais empreendedores e empreendedoras ligados aos grupos de economia solidária puderam comercializar seus produtos. Em termos de parcerias, o setor atuou em conjunto com o Senac, viabilizando cursos de manicure, cabeleireiro, cuidador de idoso e de crianças (inclusive com certificação para atuação internacional).
Outro trabalho em parceria envolveu a Comunidade de Assistência Social Beleza e Saúde (CASBS), que disponibilizou cursos de limpeza de pele, design de sobrancelha, manicure, pedicure e cabeleireiro.

Prefeita Sheila e o ministro do Turismo, Celso Sabino
Turismo
O 2º Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico também foi palco para a apresentação pública do Plano Municipal de Turismo de Vitória da Conquista (Planturis). Outros avanços: o município recebeu o certificado emitido pela Embratur, que inseriu Vitória da Conquista no mapa federal do turismo, e viu ainda a formação do Conselho Municipal de Turismo.
Juventude
A Coordenação da Juventude iniciou, no distrito de José Gonçalves, discussões sobre temas sugeridos pelos jovens locais, como saúde mental e bullying, entre outros. O setor também deu início a uma oficina de informática básica, disponibilizando 12 vagas, e participou de eventos direcionados nas praças Nove de Novembro (Centro) e da Juventude (Guarani) – na qual ainda foi realizado, em março, o projeto Verão Jovem, com ações culturais e de saúde para a comunidade local.
A equipe da coordenação se envolveu na emissão do ID Jovem para alunos matriculados em escolas municipais e realizou, em setembro, no auditório da Unex (ex-FTC), a 3ª Conferência Municipal da Juventude, que pôs em discussão o tema “Reconstruir o presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”.

Tela inicial do Portal Tudo Fácil
Portal Tudo Fácil
A Sala Avançada Tudo Fácil Empresarial, que funciona na sede da SMDE (Rua Góes Calmon, 118, 2º andar), foi inaugurada em 2022 e oferece apoio técnico a micro e pequenos empresários que têm dificuldades de acesso à internet ou não conseguem fazer resolver suas demandas através de computadores, tablets e smartphones.
Já para quem dispõe de acesso à internet, o Portal Tudo Fácil está disponível no site oficial da Prefeitura, permitindo a realização de uma série de serviços municipais, o que reduz a burocracia e proporciona maior agilidade ao andamento do serviço público. A plataforma já incluiu em ambiente on-line todos os serviços que envolvem a Vigilância Sanitária (Visa), a exemplo de alvarás, licenciamentos, certidões e outras demandas.
Empreendimentos de baixa, média ou alta complexidade podem ser resolvidos via Portal Tudo Fácil, eliminando o acúmulo de papéis. Outro setor municipal a ter todos os seus serviços incluídos na plataforma foi a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
A mesma facilidade foi estendida aos serviços de análise de viabilidade, licenciamento, emissão de certidões e alvarás que dependem da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Entre janeiro e novembro deste ano, o Portal Tudo Fácil realizou quase 4,3 mil processos, envolvendo solicitações que envolviam áreas da Semma, da Seinfra e da Visa. Desse total, quase 1,9 mil demandas já haviam sido deferidas.
Expectativas para 2024 – Turismo e Portal Tudo Fácil
A programação da SMDE para o próximo ano prevê, de imediato, investimentos em turismo e no aperfeiçoamento da plataforma Tudo Fácil.
Pretende-se reforçar a equipe da Coordenação de Turismo, com a aquisição de novos profissionais, e implantar definitivamente o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur) – o que inclui a aprovação de estatutos e regimentos internos e a busca por fontes de recursos. As expectativas envolvem também a execução efetiva de ações propostas pelo Planturis, que o Governo Municipal espera que se tornem leis após a aprovação na Câmara Municipal. De resto, espera-se que haja uma integração mais intensa entre o setor de Turismo e as demais secretarias municipais.

Desenvolvimento econômico regional foi analisado em vários eventos
Outras iniciativas previstas envolvem a divulgação de potenciais oportunidades de investimento em Vitória da Conquista, devido à implantação do Polo Têxtil, o acompanhamento das obras nos parques ambientais do Rio Verruga, do Poço Escuro e da Lagoa das Bateias, entre outros, além da implantação de um calendário fixo de eventos e da regulamentação de eventos móveis.
A SMDE também pretende propor melhoria da urbanização de vias públicas em áreas nas quais há concentração de bares e restaurantes, a exemplo das avenidas Olívia Flores (Candeias) e Frei Benjamin (Brasil), e a instalação de totens com informações turísticas em locais estratégicos, como a região central, os shoppings, a rodoviária, locais de eventos e pontos de apoio. As propostas incluem ainda a distribuição de materiais publicitários com possíveis roteiros turísticos em áreas públicas e de grande circulação de pessoas. Espera-se também divulgar esse conteúdo informativo por meio das plataformas digitais, valendo-se dos canais oficiais do Governo Municipal.
Além da sinalização turística em toda a cidade, há outras medidas previstas para 2024: fiscalização tributária em hotéis, bares e restaurantes, criação de um “selo de qualidade” para distinguir estabelecimentos dessa natureza, convênios com o Sistema S para a oferta de cursos de especialização para profissionais que atuam no setor turístico, como guias, recepcionistas, camareiros, garçons, gestão em hotelaria, entre outros.

Plano de Turismo apresenta diagnóstico sobre o turismo esportivo, religioso e gastronômico do município
A SMDE pretende investir na promoção de dois projetos com potencial apelo no turismo religioso: o “Caminho da Fé”, uma trilha idealizada pela Associação dos Amigos do Caminho de Bom Jesus (AACBJ), com extensão de 426 quilômetros, entre a Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, e a Gruta do Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa; e o “Caminho de Santiago do Pipiri”, que se estende por 21 quilômetros, das imediações da Serra do Marçal (entre Vitória da Conquista e Itambé) até a Catedral de Nossa Senhora das Vitórias.
Os planos incluem ainda a exploração do Certificado Digital, fornecido pelo Ministério do Turismo, e a designação de áreas públicas com estrutura apropriada para atividades de lazer e esportes, a exemplo de camping e Motor Home.
Por fim, para o Portal Tudo Fácil, a SMDE pretende dotá-lo com maior velocidade e capacidade de armazenamento, o que facilitará o funcionamento e o acesso à plataforma. Um exemplo é a expectativa por uma redução no tempo gasto pelos usuários em procedimentos como o upload de documentos no sistema.
Outros desafios: a emissão de alvarás expressos on-line em menos de 24 horas, a criação de um aplicativo Tudo Fácil e a integração como sistema da Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) para a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).