Começou nesta quinta-feira (4), no auditório do Cemae, o 2º Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico de Vitória da Conquista. Com o tema “Conectando Pessoas e Oportunidades”, o evento é uma realização da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

“O seminário está em cima de eixos temáticos e visa debater, apresentar, discutir e receber também sugestões e ideias focados no desenvolvimento econômico regional”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira.

Entre as abordagens do evento estão o Plano Municipal de Turismo (Planturis), o empreendedorismo feminino com a Sala da Mulher Empreendedora, o Sistema 5S e o Polo Têxtil, que deverá empregar oito mil pessoas de forma direta e indireta.

A palestra de abertura “Desafios e Oportunidades para a Economia Regional: o polo têxtil e impactos previstos” teve à frente o professor de Economia da Uesb, Josias Alves, que abordou a potencialidade do investimento não só para Vitória da Conquista, como também para toda a região na geração de empregos e oportunidades. “A palestra abordou as questões relativas ao contexto, a implantação do Polo Têxtil aqui em Vitória da Conquista e como esse polo vai impactar não só a cidade, mas também a microrregião na questão de emprego e renda, os desafios da implantação desse empreendimento e as oportunidades que isso vai gerar”, destacou.

Josias Alves

A empresária Luciana Rocha, do ramo de ferramentas, se inscreveu no evento para conhecer ainda mais a realidade econômica do município. “Para qualquer tipo de empreendimento, a primeira coisa que a gente precisa é conhecer a realidade local, então esse seminário vai trazer para a gente os planejamentos de Vitória da Conquista e região. E esses planejamentos relacionados a negócios impactam em todas as atividades, conhecer a realidade para implementar também a nossa atuação”, disse a participante.

A gerente regional do Sebrae, Josinete Viana, destacou o protagonismo do município na realização dessas discussões que poderão ser colocadas em prática para continuar gerando o desenvolvimento da cidade e da região. “A gente tem a oportunidade de dialogar sobre esses temas. Conquista assume esse papel de protagonismo regional quando se propõe a fazer essa discussão. O Sebrae, como instituição de conhecimento, não poderia ficar de fora. A partir do evento a gente desdobra para outros desafios também”, pontuou.

A programação deste primeiro dia de seminário será encerrado pala palestra “Os Desafios da Juventude e a Qualificação para o Mercado de Trabalho”. Nesta sexta-feira (5), a programação começa às 9h, com a palestra “Fortalecendo Ambientes de Negócios – Cenário para expansão local, regional e atração de novos investidores”. No período da tarde, a prefeita Sheila Lemos irá entregar o Plano Municipal de Turismo (Planturis).

Confira aqui a programação completa do evento.