O acompanhamento do Bolsa Família no município tem tido excelentes resultados chegando a 98,29% de cobertura

Na última semana, os moradores do condomínio Lagoa Azul, em Vitória da Conquista, participaram da ação de acompanhamento condicionalidade do Programa Bolsa Família realizada pela Vigilância Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços como vacinação, informações sobre higiene bucal, escovação e a consulta das condicionalidades do Bolsa Família. Segundo a coordenadora da Vigilância Nutricional, Jaqueline Kluge, cerca de 112 famílias foram atendidas pela ação. “Foram bem mais de cem crianças atendidas, já que a maior parte das famílias tem mais de uma criança”, completou.

Este acompanhamento serve para que o poder público possa identificar as vulnerabilidades sociais e melhorar a oferta e a qualidade dos serviços prestados à população. Manter a vacina das crianças em dias e avaliar o seu crescimento, por exemplo, fazem parte dessas condicionalidades. Os beneficiários são avaliados e, com outros dados das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, o Governo Federal pode suspender o benefício para quem não cumprir as condições.

O acompanhamento do Bolsa Família no município tem tido excelentes resultados. O relatório nacional do programa mostrou que o Vitória da Conquista atingiu 98,29% de cobertura na condicionalidade dos beneficiários. Uma quantidade bem acima do restante da Bahia, que ficou nos 78,89%, e do Brasil, que só atingiu os 75,55%.