A Prefeitura da Zona Oeste (PZO) completou quatro anos de funcionamento no mês de janeiro, chegando a mais de 500 mil atendimentos ao longo desse tempo. Localizada no bairro Brasil, o mais populoso de Vitória da Conquista, o espaço conta com postos onde são ofertados diversos serviços públicos, descentralizando e facilitando o acesso da população. Além disso, a prefeita Sheila Lemos despacha no local uma vez na semana, especialmente para atender líderes comunitários.

Instalada no Centro Cultural Glauber Rocha, uma área com 25 mil metros quadrados, a PZO tem o diferencial de oferecer 500 vagas de estacionamento gratuito para a população. Por orientação da prefeita Sheila Lemos, o espaço é mantido aberto aos fins de semana, para que os cidadãos usem as vagas de funcionamento enquanto frequentam a feira do Bairro Brasil.

Dentre os serviços mais procurados estão o Cartão SUS, Bolsa Família, IPTU, Bilhete Eletrônico para o transporte coletivo, Defesa Civil, Sala do Empreendedor e Embasa.

O mesmo espaço onde funciona a PZO recepciona a Feira de Economia Solidária, com 70 comerciantes de diferentes tipos de artesanato. Uma delas é Adriana Santiago, que está em seu boxe há oito anos. “Começou a melhorar de movimento quando a Prefeitura veio pra cá”, destacou.

A comerciante Edimária Maria Alcântara também comentou sobre a mudança. “De oito anos pra cá, vem tendo melhora. Desde que abriram órgãos aqui, outros setores de movimento popular, tá desenvolvendo. O dia a dia tá tendo fluxo de pessoas, passando, olhando, visitando, pesquisando, e assim a nossa expectativa e esperança é melhorar”, afirmou.

Edimária revelou que também aproveita o fácil acesso para fazer uso e divulgar os serviços da PZO. “Embasa, setor do Cartão do SUS, está mais próximo, indico pra minha família, amigos, vizinhos, eu mesma indico”, contou.

Reestruturação

Em dezembro de 2021, foi inaugurada uma nova estrutura administrativa da PZO, que deixou a antiga estrutura de toldos para funcionar em um espaço mais amplo, confortável e adequado aos servidores e cidadãos, o que também trouxe mais economia para os cofres públicos.

No espaço administrativo, com cerca de 30 salas, estão o gabinete da prefeita, a Secretaria Municipal de Governo (Segov) e postos de atendimento das coordenações de Tecnologia da Informação (CTI) e de Recursos Humanos ligadas à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) e da Guarda Municipal, além de auditório, sala de espera, almoxarifado, cozinha, refeitório e sanitários.