Cada cooperado recebeu, pelo menos, cinco máscaras

Iniciativa faz parte do Projeto Máscara Solidária, idealizado pela Coordenação de Economia Solidária

A cooperativa Recicla Conquista recebeu, nesta quarta-feira (13), máscaras reutilizáveis distribuídas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). Ao todo, foram entregues 200 máscaras, produzidas por pequenos costureiros e artesãos vinculados à Economia Solidária, como parte do projeto Máscara Solidária.

“Desde o início, a proposta era essa que 50% da produção fossem distribuídos gratuitamente pela Prefeitura para associações, cooperativas, entre outros”, comentou o gerente da Economia Solidária, Armando Fernandes. Os outros 50% ficam com os artesãos como forma de incentivar a renda deles durante esse período de pandemia.

“A expectativa da Semtre, com a distribuição dessas máscaras, é que os cooperados do Recicla aumentem a quantidade de máscaras que têm, facilitando a higienização e substituição periódica”, completou Armando. Cada cooperado recebeu, pelo menos, cinco máscaras cada para que façam as trocas diárias necessárias.

Para Solange, presidente da cooperativa, união faz toda diferença no combate à doença

“A entrega dessas máscaras foi muito importante pra gente se prevenir dessa doença que tá contaminando tantas pessoas. E, nesse momento, é importante que todos estejam unidos nessa prevenção ao coronavírus. Se todo mundo prevenir, os casos diminuem”, reforçou a presidente da Recicla Conquista, Solange Pereira.

Cooperada há 10 anos, Sirlene Alves também aprovou a iniciativa. “É muito importante receber essa máscara para nos ajudar ainda mais na prevenção, ainda mais pra gente que trabalha na coleta de materiais recicláveis”, destacou.

O projeto Máscaras Solidárias foi idealizado pela Coordenação de Economia Solidária, vinculada à Semtre, e contou com a parceria de instituições e empresas, como a loja Maçônica Cavaleiros do Oriente e as empresas Motech do Brasil, ZAB, Lojas Nacional e PEL Construtora.

“É muito importante receber essa máscara para nos ajudar ainda mais na prevenção”, assegurou Sirlene