Como parte da programação do Outubro Rosa, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) promoveu uma caminhada e atividades de educação e saúde na manhã deste sábado (22), na Lagoa das Bateias. Integrantes das academias de saúde do Bairro Brasil e da Vila Serrana, assim como moradoras da região, foram convidadas para participar da ação.

A coordenadora do Nasf, Cristiane Pessoa, elogiou a participação e alegria do público, e também explicou a proposta da iniciativa. “Uma ação que a gente faz todos os anos, do Outubro Rosa, para a prevenção do câncer de mama. Pra motivação de praticar uma atividade física, chamar a comunidade também pra frequentar a academia da saúde do seu bairro – que é da Vila Serrana e do Bairro Brasil – e ter um momento de saúde com a população”, afirmou.

Além da caminhada e de aula de alongamento e relaxamento, foram realizados exame de sífilis, aferição de pressão, exame de glicemia e sorteios de brindes. O público também teve a oportunidade de assistir a uma palestra da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia, composta por estudantes dos cursos de Medicina da Uesb e da Ufba, que levaram informações sobre os fatores de risco do câncer de mama, o rastreamento, a mamografia, o autoexame e formas de autocuidado.

A estudante de Medicina da Uesb, Gabriela Brasil, deu mais detalhes. “Chegar para a população e conscientizar é muito importante, para que as mulheres se sintam dispostas a procurar os serviços de saúde, realizar esse exame, saber que ele é ofertado pelo SUS e é de forma bianual depois dos 50 anos. Então, é de bastante importância, uma vez que o rastreamento é bastante efetivo em detectar lesões que ainda não se manifestaram, como nódulos palpáveis, por exemplo. A gente gosta muito de discutir com a população, vemos resultados muito legais de retorno delas pra gente”, contou.

Usuária da Academia de Saúde do Bairro Brasil, Noélia Dias da Silva falou sobre sua experiência por lá e avaliou a atividade desta manhã. “Muito bom. Uma vida saudável, depois da academia para cá eu tive outra vida e muita amizade boa. Adoro, quero que venha mais e mais. Muita informação, que a gente não tá informada, através do Outubro Rosa que a gente consegue saber mais e mais da saúde”, disse.

Também no Bairro Brasil, Ana Rita dos Santos participa das atividades da Academia de Saúde desde o início do seu funcionamento. Para ela, a programação do Outubro Rosa merece nota “mais de 10”. “Tudo bom, quando é pra ser melhor pra gente, é maravilha pra todos. É importante, eu já fiz exame esse ano, tô tranquila, deu tudo bom o exame”, comemorou.

Estiveram presentes no evento, a diretora da Atenção Básica, Camila Ribas; e a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Gislany Silveira.