A fim de discutir a Operação Carro-Pipa nas regiões sudoeste e sul da Bahia, foi realizado na manhã desta quinta-feira, 17, um Fórum sobre Distribuição de Água. O evento aconteceu na sede da Defesa Civil de Vitória da Conquista e reuniu representantes dos 53 municípios atendidos pela operação coordenada pelo 19º Batalhão de Caçadores do Exército.

“Os objetivos foram conversar sobre a operação, apresentar a situação geral, debater algumas atividades que irão ocorrer neste ano ainda, buscar soluções para alguns problemas que estamos enfrentando e também buscar novas soluções para a população, uma forma de assistir melhor a população carente de água”, afirma o coronel David Teixeira, coordenador do 19º Batalhão de Caçadores.

Segundo o coronel, devem ser acrescidos novos postos de abastecimento e novas localidades na Operação, inclusive em Vitória da Conquista.

Representando o prefeito Herzem Gusmão, o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, destacou a necessidade desse debate no atual momento de seca. “Neste encontro, com o Exército Brasileiro, que é uma instituição de muita credibilidade no seio da comunidade brasileira, nós haveremos de encontrar a melhor alternativa para diminuir o sofrimento do homem da zona rural com relação à questão da água”, garantiu.

Operação Carro-Pipa – A Operação coordenada pelo 19º Batalhão de Caçadores do Exército em 53 municípios do sul e sudoeste da Bahia conta com 397 carros-pipa, atendendo a 330 mil pessoas, por meio de 5.380 postos de abastecimento.

Em Vitória da Conquista, além dos 18 veículos do Exército, atualmente há mais dois carros-pipa contratados pela Defesa Civil para dar suporte ao abastecimento de água da zona rural. No total, 169 localidades são atendidas, o que representa 16 mil pessoas.

A expectativa com esse fórum é que seja encontrada uma alternativa para que a quantidade de carros-pipa disponibilizada pela Operação na cidade aumente. “Com esse fórum de hoje que tivemos aqui esperamos tentar chegar a um denominador comum pra atender a população”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil, Ubaldino Figueira, recordando a redução no número de veículos do Exército que participavam da Operação-Pipa.

Além das localidades atendidas pela Operação, eventualmente, os carros do Município também dão suporte a comunidades que possuem Sistema Simplificado de Água, gerenciados pela Secretaria Municipal de Agricultura, cujo responsável pela pasta, Arlindo Rebouças, esteve presente no evento.