Secretário Diêgo Gomes protocola pedido de adesão às Escolas Cívico-Militares em reunião com subsecretário da pasta, Aroldo Cursino

O secretário municipal da Transparência e do Controle, Diêgo Gomes, cumpriu agenda em Brasília, nesta quinta-feira (10), onde se reuniu com o subsecretário de Políticas Públicas para as Escolas Cívico-Militares, Aroldo Cursino. Na oportunidade, ele entregou o pedido de adesão do Município de Vitória da Conquista ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC).

“Indicamos a Escola Municipal Professora Maria da Conceição Meira Barros. Destacamos para o subsecretário que o local é de vulnerabilidade social, que realizamos as plenárias com a comunidade escolar e que a escola tem uma nota abaixo da média do Ideb, alguns dos pré-requisitos”, explicou Diêgo.

A Escola Maria da Conceição Meira Barros conta com 602 alunos matriculados nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e apresentou nota 3,5 no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Ainda na ocasião,o secretário Diêgo Gomes relatou experiências que destacam Vitória da Conquista nesse pleito, a exemplos, da Escola Municipal Tenente-coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, administrada em parceria com a Polícia Militar, e do município ser referência frente à Controladoria Geral da União (CGU). “Nosso interesse é que Vitória da Conquista integre o programa já em 2020”, contou.

A proposta do Governo Federal é que sejam implantadas em todo o país 216 Escolas Cívico-Militares até 2023. Esse modelo de escola apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

As prefeituras têm até esta sexta-feira (11) para solicitarem participação no programa. Em seguida, os pedidos serão avaliados pelo MEC.