Escola é entregue à comunidade na manhã desta segunda-feira (23).

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Conselho Municipal de Segurança, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Militar (PM), Vitória da Conquista acaba de receber mais uma unidade escolar. A Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto de Paca é fruto do projeto “Patrulhando a Cidadania” e foi entregue à comunidade na manhã desta segunda-feira (23).

Mais de 100 crianças deram início ao período letivo da instituição nesta segunda. Elas serão atendidas em período integral, com aulas regulares do 1º ao 5º ano, e mais atividades extracurriculares. A escola conta com cinco salas de aula, uma aula multifuncional, uma sala de informática (com previsão de aulas de robótica), sanitários, refeitório, área de convivência e campo de futebol. A instituição está localizada na sede da PRE, no bairro Kadija.

 

Naete Ruas é mãe de Maria Eduarda: “Sei que essa unidade que se inicia hoje vai fazer uma diferença muito grande”.

Mãe de Maria Eduarda Ruas, de 8 anos, Naete Ruas conta da felicidade em ver sua filha estudando na nova unidade: “É um projeto muito bem elaborado, muito bem acompanhado, onde eu sei que o pedagógico é muito organizado.” E completa: “Muitas vezes a gente precisa acreditar na escola pública como uma forma em que nós vamos fazer a diferença. E eu sei que essa unidade que se inicia hoje vai fazer uma diferença muito grande.”

A secretária municipal de Educação, Selma Oliveira, esteve representando o prefeito Herzem Gusmão na cerimônia de entrega. Ela destaca que esse momento é um marco na gestão municipal: “Vem justamente fortalecer a educação das séries iniciais. Aqui teremos do 1º ao 5º ano, motivo que vai consolidar a educação de uma forma extremamente significativa, mostrando a qualidade que deve ser oferecida na nossa Rede.”

“A expectativa é a melhor possível. A gente vem no intuito de melhorar a capacidade de aprendizado dos alunos e a interação com a comunidade. Queremos fazer um trabalho diferenciado com relação ao aproveitamento escolar do aluno”, garante o Major da Polícia Rodoviária Estadual, Selmo Luís Sales.

Entrada da Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto de Paca

Uma importante função da nova unidade escolar é trabalhar como uma frente preventiva à violência. Nesse sentido, o Coronel da Polícia Militar, Ivanildo da Silva, explica: “A prevenção à violência não é somente dever do Estado através das suas polícias, mas sim da integração de todos os órgãos e instituições. Nada melhor do que começarmos com as nossas crianças. É importantíssimo.”

Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Célio Barbosa, o desejo é que essa experiência inspire ações semelhantes. “Para nós, é glorificante esse acontecimento hoje. Esperamos que isso seja nascedouro, para que outros municípios, e até a própria Vitória da Conquista, copiem isso aqui e façam outras escolas baseadas nesse projeto, para realmente tirar essas crianças da rua. Que elas tenham mais qualidade, tanto no ensino quanto na prevenção, para que não seja preciso reprimir essas crianças no futuro”, diz.