Canal do Santa Cecília

Em 2024, a Prefeitura de Vitória da Conquista garantiu a oferta de serviços indispensáveis à população, por meio daara isso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) realizou diversas ações que impactaram diretamente na qualidade de vida das pessoas, como a coleta domiciliar, que beneficiou 100% dos logradouros da Zona Urbana, onde foram recolhidas aproximadamente 65 mil toneladas de lixo.

No campo, a coleta nas residências beneficiou os 11 distritos, além de 50 povoados do município. Todo o material recolhido foi encaminhado ao Aterro Sanitário, que, graças à sua moderna estrutura e capacidade de funcionamento, possibilitou o tratamento adequado dos resíduos sólidos, garantindo o cuidado com o meio ambiente e a saúde da população, já que o equipamento opera de acordo com padrões sanitários e parâmetros nacionais de proteção ao meio ambiente.

Ainda no que diz respeito à limpeza pública, a Sesep recolheu, com a Operação Cata-Bagulho, cerca de 320 toneladas de materiais inservíveis de maior volume, como móveis, eletrodomésticos e pneus. De janeiro a outubro, foram atendidas 55 localidades.

Operação Cata-Bagulho

Também foram recolhidas 45 mil toneladas de resíduos da construção civil (entulho). A destinação correta deste material foi garantida pela Prefeitura, já que, quando descartado de forma irregular, há grandes riscos para os moradores – inclusive, com a proliferação de baratas e escorpiões, por exemplo.

Outra importante ação foi o trabalho realizado por dezenas de servidores diretamente envolvidos nos mais de 300 mutirões de limpeza. Capina, roçagem, varrição geral e pintura de meio-fio, além de substituição de lâmpadas, foram alguns dos serviços executados.

Roçagem e capina de mato alto

Por meio da Coordenação Municipal de Iluminação Pública, o programa Brilha Conquista modernizou o sistema de iluminação do município, ao substituir as lâmpadas vapor de sódio por luminárias em LED. O investimento superior a R$ 74 milhões representa para os cofres públicos uma economia de mais de 50% no consumo de energia, além de melhorar a visibilidade em ruas, avenidas e praças da Zona Urbana e espaços da Zona Rural.

Além disso, as luminárias em LED possuem maior durabilidade em comparação às lâmpadas convencionais, com vida útil estimada em 100 mil horas, cinco vezes mais que as lâmpadas antigas. Para assegurar essa eficiência, o aplicativo do Sistema de Gestão de Iluminação Pública (SGIP) foi também lançado para facilitar o gerenciamento do sistema de iluminação, permitindo que os moradores solicitem serviços de manutenção, de forma bem mais rápida, ágil e digital.

Uma das novidades este ano foi a execução do serviço de poda de árvores, que, no segundo semestre, passou a ser feito também pela Sesep. Com o trabalho, cerca de mil árvores já foram podadas em mais de 30 logradouros, como praças, avenidas, canteiros, prédios públicos, bairros e distritos rurais.

Os cemitérios públicos também receberam atenção especial do Governo Municipal. Além da manutenção diária, a gestão deu prosseguimento às obras do Cemitério Campo da Paz, com a concretagem das calçadas, serviços de acabamento nos banheiros e conclusão das instalações elétricas e hidráulicas. A expectativa é de que todo o trabalho seja concluído no próximo ano, conforme destaca o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa: “A primeira etapa já está bem avançada e acredito que seguiremos com as próximas”.

O secretário da pasta também avaliou todo o trabalho executado pela Sesep em 2024 e lembrou dos desafios de uma pasta que é responsável por vários segmentos. “Foi um ano de muitos desafios, mas sempre com a condução das nossas equipes, sempre realizando um trabalho de excelência em cada setor. Espero que a gente possa dar continuidade com esse mesmo empenho nos próximos anos”, concluiu.

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