A operação Cata-Bagulho atendeu, de janeiro a junho de 2024, 36 localidades e coletou, aproximadamente, 180 toneladas de resíduos. A iniciativa, que faz parte de um conjunto de iniciativas que promovem o cuidado ao meio ambiente, foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), em parceria com a Torre Empreendimentos, com o objetivo de promover a coleta de objetos volumosos inservíveis, facilitando o descarte adequado.

Educação ambiental dos moradores

De acordo com o gerente de Coleta e Destinação Final, Thiago Lelis, a atividade também contribui no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti e com a educação ambiental dos moradores. “A Operação trabalha com a Educação Ambiental dos cidadãos, orientando sobre as práticas adequadas de armazenamento e descarte do lixo em defesa de um ambiente limpo e saudável”, disse. 

Vale ressaltar que a limpeza pública é de responsabilidade do Governo Municipal, que vem trabalhando diariamente para garantir a manutenção do município. Entretanto, é de suma importância a participação da população nesse processo, por meio do armazenamento e descarte correto de resíduos.