Depois de ter concluído a substituição de todo o parque de iluminação pública de Vitória da Conquista por novas luminárias de LED, por meio do programa Brilha Conquista, o Governo Municipal informa a população sobre o novo aplicativo do Sistema de Gestão de Iluminação Pública (SGIP), que facilitará o gerenciamento do sistema de iluminação e permitirá que os moradores solicitem serviços de manutenção, de forma bem mais rápida e ágil.

O novo aplicativo está em funcionamento desde o dia 27 de junho. Com a novidade, as solicitações feitas através do aplicativo passam a ser o único meio possível para informar sobre problemas técnicos nos pontos de iluminação. O objetivo é que todas as solicitações sejam respondidas num prazo de até cinco dias úteis.

“É um meio tecnológico que adianta muito a solução dos problemas apresentados”, informa o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa. “O munícipe vai poder tirar foto do local que precisa de manutenção, enviar a localização, preenchendo tudo o que precisa de informações. E, com isso, a empresa recebe, de forma rápida, e o serviço pode ser feito mais rápido do que a se a pessoa tivesse de ir até a Secretaria de Serviços Públicos para deixar um pedido anotado”, acrescenta o secretário.

Baixando o aplicativo

Para ter acesso a essa nova modalidade de serviço, o cidadão deve acionar a play store de seu aparelho celular e, no campo de busca, digitar o nome do aplicativo: “Brilha Conquista”. Em seguida, clique no botão “Instalar”. Assim que o dispositivo estiver instalado, o usuário já poderá utilizá-lo para solicitar serviços de manutenção.

O procedimento, a seguir, é simples e intuitivo.

Fazendo a solicitação

1 – Ao abrir o aplicativo, clique em “Cadastrar notificação”, caso seja o caso de uma nova solicitação, e preencha o formulário com as informações solicitadas.

2 – Preencha todos os campos, informando os dados, ou selecione a caixinha para “Preencher automaticamente” o campo do endereço em que se localiza o ponto de iluminação com defeito. Em seguida, clique em “Próximo” para continuar a solicitação.

3 – Selecione, entre as opções, o tipo de serviço necessário: a) diversas lâmpadas acesas durante o dia; a) diversas lâmpadas apagadas à noite; c) instalação de luminária; d) lâmpada oscilando; e) uma lâmpada acesa durante o dia; f) uma lâmpada apagada à noite; g) diversas lâmpadas apagadas e acesas. Tendo escolhido o problema, clique em “Próximo”.

4 – Preencha o formulário com o nome, sobrenome, documentos pessoais, telefone e e-mail. Caso deseje manter seus dados salvos, para agilizar os procedimentos em futuras solicitações, basta clicar na caixinha “Manter meus dados salvos para uma próxima notificação”. Em seguida, clique em “Próximo”.

5 – Informe a forma de acesso ao poste com defeito (se é possível ir com automóvel, ou somente a pé, etc.), adicione um ponto de referência (pode ser o número da casa mais próxima) e informações adicionais. Clique em “Próximo”.

6 – Confira se todos os campos do formulário foram preenchidos de forma correta. Em seguida, clique em “Enviar notificação” e aguarde até que um número de protocolo seja gerado. Clique em fechar para finalizar o processo de solicitação.

7 – Ao finalizar a solicitação de serviço, será possível acompanhar o andamento da solicitação por meio da opção “Consultar notificação”, que fica logo abaixo do botão “Cadastrar notificação”. Para pesquisar, é preciso informar o número de protocolo referente à solicitação efetuada. A equipe de manutenção terá um prazo de 72 horas para realizar o serviço solicitado.

Pós-solicitação

Após a solicitação pelo aplicativo, a empresa Instaled, responsável pela instalação das novas luminárias de LED do programa municipal Brilha Conquista, vai avaliar o pedido e acionar a equipe de campo para que vá até o local, a fim de executar o serviço pedido pelo cidadão. Esse procedimento obedece a critérios de urgência aplicados no processo de triagem e de aprovação das ordens de serviço.

Com a ordem de serviço em mãos, o eletricista deverá solicitar à Prefeitura os materiais necessários para a manutenção. Ferramentas e outros utensílios serão disponibilizados pela Instaled.

Depois da análise in loco e da identificação do problema técnico, será feito o reparo. Todo o trabalho desenvolvido será lançado no aplicativo, a fim de atualizar o sistema e fechar a ordem de serviço que havia sido aberta.