Plataforma possibilitou aos alunos acesso a uma série de atividades pedagógicas

Em razão da pandemia do coronavírus, o ano de 2020 foi atípico e desafiador para todas as áreas, a exemplo da Educação. Como medida de prevenção, as aulas presenciais foram suspensas em todo o país. Em Vitória da Conquista, a suspensão ocorre desde o dia 18 de março de 2020, com base nos sucessivos decretos municipais publicados acerca das medidas de restrição para o combate ao coronavírus.

Mas, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) se adequou ao cenário de distanciamento social e trabalhou intensamente e de forma ininterrupta para que os direitos educacionais dos mais de 45 mil alunos da Rede Municipal fossem assegurados.

De forma ágil, a Smed lançou em abril, numa parceria com o Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da Prefeitura, uma plataforma de estudo remoto, possibilitando aos estudantes terem acesso a uma série de atividades pedagógicas. Assim, mais de 70% dos estudantes da Rede Municipal utilizaram a plataforma virtual. Para os alunos sem acesso à internet, a Prefeitura se preocupou em entregar as atividades impressas na própria unidade escolar.

Cumprindo a Lei Federal nº 13.987/2020, a Smed vem distribuindo, por meio de kits, gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes. Já foram distribuídas, até o momento, quatro remessas, beneficiando as 161 unidades escolares, somando as áreas urbana e rural. A cada remessa, foram entregues mais de 38 mil kits. E essa entrega vai ser cumprida até o retorno das aulas presenciais, enquanto a vigência do decreto federal.

Kits são entregues aos pais ou responsáveis dos estudantes

Formação constante – Garantindo a continuidade das atividades, a Smed manteve a agenda de formações para os servidores. As equipes administrativas das unidades escolares (formadas por gestores, secretários e auxiliares), por exemplo, participaram de 12 formações online sobre temas de seu dia a dia, como escrituração e Censo Escolar.

Os professores também atualizaram seus conhecimentos em diferentes áreas por meio de cerca de 40 formações disponibilizadas, exclusivamente, no ambiente virtual.

Professores em uma das formações oferecidas pelo Município

Avanço comprovado – Mas, 2020 foi marcado também por conquistas. A principal delas foi o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, que avalia a qualidade do ensino fundamental. Conquista atingiu as metas projetadas tanto para os Anos Iniciais quanto para os Finais, demonstrando a eficácia no modelo educacional adotado.

Em 2019, a meta projetada pelo MEC para os Anos Iniciais era de 5,2 e a Rede Municipal de Educação alcançou 5,6 (a nota inclusive está acima da projetada para 2021). Já para os Anos Finais, a meta era 4,4 e o município alcançou 4,6 (nota projetada para 2021).

“O planejamento do primeiro governo do prefeito Herzem Gusmão deu um resultado fenomenal. Conseguimos alcançar o melhor índice no Ideb no histórico educacional da nossa cidade. Fizemos o planejamento, a parceria com Educar pra Valer (de Sobral) e conseguimos obter resultados satisfatórios em nossos propósitos. Hoje, nós temos o Educar é Conquista, com muito êxito e muita clareza”, destacou o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia.

Por terem alcançado a meta projetada para o Ideb 2019, 954 servidores de 70 escolas municipais receberam o 14º salário. Também foram contemplados servidores de três escolas, que obtiveram pontuação próxima da meta. Esta foi a segunda vez que o 14º foi pago.

Lançamento do Planetário em 21 de setembro de 2020

Inovações – Em 2020, a Prefeitura Municipal, por meio da Smed, ainda entregou o Planetário Professor Everardo Públio de Castro e a Escola Municipal Professora Celina de Assis Cordeiro, reativou a Sala de Leitura da Escola Municipal Rui Barbosa (em Cercadinho), lançou o Selo Escola Transparente, cooperou direta e penhoradamente para o alcance do Selo Unicef no Município com as ações que eram pertinentes à Educação e reforçou a frota do transporte escolar rural, com a chegada de novos ônibus.

Somadas as essas ações, duas novidades: a pré-matrícula online para estudantes na faixa etária de 2 e 3 anos e a tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) do novenário da Padroeira da cidade. Durante todo o período de restrição social em decorrência da pandemia do coronavírus a Central de Interpretação de Libras (CIL) atuou de forma aguerrida para que todos os cidadãos, usuários do serviço, fossem atendidos em suas necessidades.