As duas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social atendem à população em situação de rua todos os dias da semana.

Vitória da Conquista conta com uma rede socioassistencial para atendimento das pessoas em situação de rua, uma das unidades que compõem essa rede é o Serviço Especializado de Abordagem Social que busca o diálogo com os moradores, oferecendo-lhes o atendimento as suas necessidades mais imediatas como o encaminhamento para um abrigo cadastrado na Secretaria de Desenvolvimento Social.

A equipe de Abordagem também identifica situações de risco social e pessoal em logradouros públicos ofertando para estas pessoas o acesso a proteção social com o objetivo de promover a melhoria nas condições de vida, respeitando toda diversidade e especificidade desta população.

Depois de identificar as necessidades do usuário, os encaminhamentos são feitos para os serviços da rede: Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Centro Pop) Adulto ou Centro Pop Criança /Adolescente, Abrigos Provisórios, organizações da sociedade civil, setor de passagens, Consultório na Rua, sempre respeitando o direito à liberdade respaldado pela Constituição Federal. Nestes serviços, as pessoas em situação de rua têm acesso a programas sociais, atendimento psicossocial, atendimento médico e também conseguem tirar documentos, tomar banho, lavar suas roupas, lanchar e participar de atividades lúdicas.

A Abordagem Social atende por demanda espontânea ou busca ativa realizada com este público durante as atividades de acompanhamento nos logradouros públicos que são realizadas todos os dias da semana ou por meio do contato da população que liga para o serviço informando a localização da pessoa que precisa de assistência.

A Abordagem Social também pode ser solicitada em casos de trabalho infantil (mendicância, venda de produtos, coleta de material reciclado, exploração sexual). Nestes casos, após a abordagem o serviço aciona o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Conselho Tutelar, que atuam na proteção de criança e adolescente.

Os telefones da equipe de abordagem são: (77) 3422-9328 ou 98856-3140.

Leia também:

Serviço de Abordagem Social: Prefeitura intensifica assistência a pessoas em situação de rua

Dia de felicidade: Secretaria de Desenvolvimento Social promove reencontro da família com parente desaparecido

Coronavírus: Prefeitura oferece abrigo provisório para população em situação de rua

Prefeitura realiza testes para Covid-19 em serviços que atendem a população em situação de rua