A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) com base nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos principais instrumentos dessa política é a atuação das Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti), regulamentadas pela Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023.

As eMulti são a evolução dos antigos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e têm como missão ampliar o cuidado à saúde da população com uma abordagem integrada, interdisciplinar e humanizada.

No município, atualmente estão em funcionamento cinco eMulti Ampliadas, constituída por farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, profissionais de educação física e psicólogos. Dentre as cinco eMulti Ampliadas, duas atuam juntos às eSF da zona rural e três junto às eSF da zona urbana.

Conforme destacado na Portaria supracitada, a atuação das eMulti é complementar e integrada  às demais equipes da Atenção Primária à Saúde – APS, com atuação corresponsável pela população e pelo território, em articulação intersetorial e com a Rede de Atenção à Saúde – RAS. O escopo de ações da eMulti engloba o atendimento individual, em grupo e domiciliar; as atividades coletivas; o apoio matricial; as discussões de casos; o atendimento compartilhado entre profissionais e equipes; a oferta de ações de saúde à distância; a construção conjunta de projetos terapêuticos e intervenções no território; e as práticas intersetoriais.

Com essa iniciativa, a gestão municipal reafirma seu compromisso com o fortalecimento da APS, o acesso equitativo aos serviços de saúde e a qualificação do cuidado oferecido à população conquistense.

Coordenadora: Daiane Porto Nery
Telefone: (77) 3429-7488
Endereço: Rua Rotary Club, nº 69, Centro
E-mail: emultigestaopmvc@gmail.com