O Comitê Proler/UESB de Vitória da Conquista e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, vão realizar o XXII Encontro de Leitura do Proler/UESB no distrito de Bate-Pé. O evento começa nessa quarta-feira, 5, e segue até o dia 7 de junho no Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, às 8h30.

O evento oferecerá 13 oficinas de leitura a 400 participantes: professores da rede pública, agentes de leitura, estudantes do ensino fundamental e ensino médio e comunidade em geral. Em cada novo Encontro de Leitura do Proler/UESB, as práticas cotidianas de ações de incentivo à leitura são ampliadas, reforçadas e visibilizadas, com o objetivo de promover a formação de mediadores da leitura em diversas linguagens.

Proler/UESBé o comitê pioneiro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Fundação Biblioteca Nacional. Foi implantado na região sudoeste da Bahia, em 10 de janeiro de 1992, mediante convênio de cooperação cultural firmado pela Fundação Biblioteca Nacional, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e prefeituras municipais de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. É um programa de extensão do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Uesb. Tem por objetivo incentivar a leitura e a escrita como práticas libertárias e de cidadania e democratizar o acesso aos programas de leitura. O Proler/UESB coloca-se como porta aberta à comunidade, para a inclusão de segmentos sociais afastados dos espaços educacionais formais.