A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, divulgou o boletim de monitoramento das arboviroses referente à 39ª Semana Epidemiológica (SE), que compreende o período de 27 de setembro a 03 de outubro de 2026. Vitória da Conquista segue sem registro de óbitos por dengue, chikungunya ou zika em 2026.

No balanço da semana, foram registradas 27 notificações de dengue, das quais 24 são consideradas casos prováveis e estão em investigação, 3 foram descartadas e nenhuma foi confirmada até o momento. Para a chikungunya, foram 3 notificações, todas tratadas como casos prováveis em investigação. Já a zika registrou não teve novas notificações no período.

No acumulado de 2026, Vitória da Conquista soma 1.077 notificações de dengue (821 casos prováveis, 27 confirmados, 256 descartados e 159 em investigação), 97 notificações de chikungunya (91 casos prováveis e 1 confirmado) e 3 notificações de zika (3 casos prováveis e 1 confirmado). 

Em relação à distribuição geográfica dos 24 casos prováveis de dengue registrados na semana 39, o bairro Patagônia aparece no topo com três casos. Os bairros Candeias, Ibirapuera e Urbis V registraram dois casos cada. Com um caso provável aparecem os bairros Ayrton Sena, Brasil, Cruzeiro, Espírito Santo, Felícia, Jatobá, Jurema, Morada da Primavera, Nossa Senhora Aparecida, Povoado da Estiva, Primavera, Recreio, Universidade, Urbis VI e a Zona Rural.

Os dados são dinâmicos, extraídos do sistema oficial Sinan On-line e estão sujeitos a alterações à medida que as investigações laboratoriais avançam.

Além da divulgação dos dados, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância das medidas de prevenção no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A população deve manter caixas d’água fechadas, eliminar recipientes que possam acumular água parada, limpar calhas e quintais e colaborar com os agentes de endemias durante as visitas de inspeção e orientação.

Para mais informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, entre em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo número (77) 3229-3151.