Termo de adesão foi assinado pelo prefeito Herzem Gusmão nesta terça-feira, 19

Ao assinar o termo de adesão, durante reunião no Gabinete Civil, nesta terça-feira, 19, o prefeito Herzem Gusmão formalizou a filiação de Vitória da Conquista à Associação dos Municípios dos Vales do Rio do Antônio e Rio Gavião (Amvagra). O município havia se desligado da entidade na gestão passada.

O presidente da Amvagra, Márcio Ferraz, considera importante a presença de Vitória da Conquista na entidade, por ser uma cidade que atua como referência para dezenas de municípios da região, em matéria de educação, saúde e serviços.

“Só na minha cidade, por exemplo, tem 54 alunos que fazem faculdade em Vitória da Conquista. Outras 70 cidades também mandam estudantes pra cá, isso aumenta a demanda nos serviços de saúde e, ao mesmo tempo, fomenta o comércio local. Então, a gente precisa dessa parceria com a Prefeitura, para que isso não vire um problema”, argumentou Ferraz, atualmente prefeito de Tremedal, a pouco mais de 80 quilômetros de Vitória da Conquista.

O prefeito Herzem Gusmão também mencionou a posição ocupada por Vitória da Conquista na região, ao justificar a adesão à Amvagra. “Eu entendo que essas cidades todas do entorno, que estão na região Sudoeste, são importantes para a economia da nossa cidade. Vitória da Conquista não seria essa potência que é hoje – sexto maior PIB, cidade que mais cresce no Nordeste, terceira maior cidade da Bahia – se não fossem essas cidades”, analisou o gestor.

Após oficializar a adesão, o prefeito fez sua primeira sugestão como membro integrante da Amvagra: que as reuniões da entidade, geralmente realizadas em Vitória da Conquista, passem a ser feitas de forma itinerante. “Seria interessante que todos esses municípios, cada um promovesse uma reunião, para que fizéssemos um intercâmbio e para que pudéssemos conhecer de perto essas cidades, e para estarmos entrelaçados”, comentou Gusmão. “Juntos, nós estaremos somando uma força na nossa região”.

Além dos prefeitos, participaram da reunião o secretário executivo da Amvagra, Ednaldo Viana, o chefe de gabinete do governo municipal, Marcos Ferreira, e o vereador Rodrigo Moreira.

Fundada em julho de 1997, a Amvagra é uma entidade civil de defesa e representação dos municípios que a compõe, sem vinculo partidário.