O projeto do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, estimula a iniciação esportiva em áreas consideradas de alta vulnerabilidade social

Vitória da Conquista está entre os 263 municípios brasileiros contemplados pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, para receber um módulo do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Trata-se de um equipamento com ginásio e quadra poliesportiva, além de espaços para enfermaria, vestiários, copa e áreas reservadas aos setores administrativo e pedagógico.

Com a implantação dos CIEs nas 27 unidades da federação, o Governo Federal ampliará a oferta de equipamentos públicos esportivos, incentivando a iniciação esportiva em áreas consideradas de alta vulnerabilidade social. O projeto compõe a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e está sendo implementado por meio de um investimento total de R$ 967 milhões, do Orçamento Geral da União.

Em Vitória da Conquista, o terreno escolhido pela Prefeitura para abrigar o CIE está situado na Rua Irecê, no Loteamento Kadija, bairro Patagônia. No local, atualmente, há dois campos de futebol e uma pequena quadra. Assim que a construção do CIE estiver concluída, a estrutura terá um ginásio com espaço para quadra com 40 metros de comprimento por 20 de largura, 12 metros de altura e piso sintético com camada de resina de poliuretano.

Juarez Júnior

A arquibancada terá 177 lugares para a quadra, sendo 122 no modelo reversível. Todas as instalações dedicarão atenção especial à acessibilidade, com rampas, plataforma elevatória, banheiros adaptados, portas mais largas e espaço para cadeiras de rodas nas arquibancadas. O material utilizado na construção permitirá conforto térmico e acústico. A construção terá 3.500 m².

O foco do empreendimento será a possibilidade da prática de esportes em 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o futsal. “É um equipamento multiuso que tem o interesse em identificar talentos esportivos e formar atletas”, explicou o coordenador municipal de Esportes, Juarez Júnior.

‘Ação conjunta’ – A vinda do novo equipamento esportivo para Vitória da Conquista foi possibilitada graças ao empenho da Prefeitura, que identificou o edital no site do Ministério do Esporte e, em abril, enviou ao Ministério uma carta de intenções, documento por meio do qual o município se colocava à disposição para receber um módulo do CIE. Após a análise de todos os critérios exigidos pelo Governo Federal, a solicitação foi, enfim, aprovada. “Foi uma ação conjunta que envolveu várias secretarias municipais”, afirma Juarez.

Com isso, a comunidade do bairro Patagônia e dos vários loteamentos do entorno ganhará uma nova alternativa para a prática de esportes. “O projeto tem uma abrangência considerável. Acredito que isso será de grande relevância para a população”, observa o coordenador de Esportes.