A Vigilância Sanitária tem promovido constantemente capacitações para manipuladores de alimentos de vários segmentos do comércio alimentício de Vitória da Conquista. O último curso aconteceu nesta quarta (26) e quinta (27), no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com carga horária de oito horas.

Desta vez, a capacitação foi preparada para atender aos manipuladores de alimentos de biscoiterias e especiarias, mas acabou acolhendo também as pessoas que trabalham em pastelarias, trailers, restaurantes e novos empreendedores. “Estamos chamando essas pessoas que manipulam alimentos para vender para que possam conhecer a legislação de perto, as regras de boas práticas de manipulação dos alimentos e, assim, oferecer o melhor tipo de produto possível, em questões de segurança e higiene, para população de Vitória da Conquista”, explica Adriana Brito, técnica em assuntos educacionais da Vigilância Sanitária.

Todas as orientações e normas sanitárias fornecidas aos manipuladores têm como objetivo eliminar os riscos à saúde do consumidor. O inspetor técnico da Vigilância Sanitária, Uílio Macks Barros, esclarece que, para os manipuladores de especiarias e biscoiterias, é recomendado o uso de luvas na hora de manipular os alimentos, evitar que as pessoas conversem sobre os alimentos expostos e fazer uso de utensílios para pegar os alimentos sem deixar que os funcionários ou clientes peguem diretamente com as mãos. “Além disso, recomendamos que as informações de fabricação e validade de lote do produto estejam expostas, mesmo que sejam produtos a granel, para que os clientes tenham acesso a essas informações”, orienta o inspetor.

A Vigilância Sanitária tem como papel primordial a fiscalização educativa como primeiro passo na abordagem. “Nunca chegamos para punir sem ter educado antes. Não vamos fiscalizar sem propósito de educar também. Com os cursos, nós estamos tentando trazer para mais perto de nós os comerciantes da área de alimentos de Vitória da Conquista”, finaliza a técnica Adriana.