Curso acontece em Cruz das Almas e trata do cultivo e do processamento da mandioca

A fim de representar o Governo Municipal e adquirir conhecimentos que possam ser postos em prática em Vitória da Conquista, os técnicos Uéslei Cardoso, Anderson Medeiros e Sálvio Gusmão – ligados à Secretaria Municipal de Agricultura – participam, entre os dias 7 e 11 deste mês, de um curso sobre Cultivo e Processamento de Mandioca. A formação acontece em Cruz das Almas, na sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O conteúdo programático do curso envolve uma série de temas relacionados à cadeia produtiva da mandioca, a exemplo dos sistemas de produção da agricultura familiar; sistemas tradicionais de cultivo; rede de multiplicação de material propagativo; manejo e conservação do solo; melhoramento genético; identificação e manejo de doenças, além de combate às pragas e uso da manipueira (líquido extraído da mandioca durante a prensagem para a fabricação da farinha) na alimentação animal.

Odir Freire, secretário de Agricultura

Produção de beijus – Os participantes fizeram, ainda, uma visita à unidade de produção de beijus, localizada no distrito de Cadete, pertencente a Cruz das Almas. Lá, o grupo teve acesso a uma demonstração de equipamentos para a fabricação de derivados da mandioca, como farinha, fécula e beijus coloridos.

“Essa capacitação é importante por estreitar a relação entre a Administração Municipal e o produtor rural. Os técnicos da Secretaria estão se capacitando para atendê-lo da melhor forma”, observou o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire.