O Projeto Aprova Brasil e a Coleção Buriti Mirim, material didático adquirido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) para este ano letivo, foi apresentado aos professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino, em evento na sexta-feira (18). As obras são da Editora Soluções Moderna.

Para o secretário Edgard Larry encontros como o da semana passada são importantes para um diálogo sobre a educação que está sendo construída em Vitória da Conquista. “Temos de discutir a educação municipal em todas as suas vertentes, permanentemente, visando à melhoria em todas as suas possibilidades, inclusive no que diz respeito à metodologia, avaliações e monitoramento. Isso é fundamental no dia a dia porque a educação é dinâmica. É trabalhar, buscar os resultados”, afirmou Larry.

A assessora da Soluções Moderna, Michelle Silva, apresentou os recursos técnicos, inovações, a metodologia geral do Aprova Brasil. “É um projeto de intervenção direcionada, ele é voltado para as redes públicas e para as avaliações externas”. A consultora Amanda Reis mostrou a Coleção Buriti Mirim, que, segundo ela, tem um olhar de apoio, no sentido de ajudar os professores a articularem planejamentos possíveis, principalmente considerando as competências sócio emocionais que precisam ser desenvolvidas a partir deste momento pandêmico, em que crianças ficaram em casa dois anos.

O diretor da Escola Municipal Helena Cristália, Antônio Tavares, afirmou que o material é extremamente interessante para recuperar o tempo perdido dos nossos alunos que ficaram muito tempo sem aula por conta da pandemia. Para ele, “é uma maneira de agregar esforços para que possamos melhorar a aprendizagem”.

Já a coordenadora na Escola Municipalizada Vilas Boas Moreira, Adriana Santos, enfatizou que o material só vem contribuir para que possa ser realizado um trabalho de excelência na escola. E para a professora da Escola Municipal José Gomes Novais, Brena Batista Caires, todo o material bem elaborado e trabalha, além das questões pedagógicas, também as competências sócio emocionais. “Isso é um critério importante na base e só colabora ainda mais com nosso trabalho”, avaliou Brena Batista.