Novidade foi implantada pelo Governo Municipal no último domingo, 30

Desde o dia 30 de março, os usuários do transporte coletivo de Vitória da Conquista estão se habituando ao novo Sistema Integrado de Transporte (SIT), implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. A população passou a conviver com uma novidade: as pessoas que precisam tomar mais de um ônibus para seguir um determinado trajeto que não dispõe de uma linha direta podem pagar somente uma tarifa, desde que a integração seja feita dentro de um período máximo de 90 minutos e que a viagem siga o mesmo sentido.

Luis Alberto Sellmann

Quem estiver, por exemplo, no Alto Maron ou no Bruno Bacelar e precisar rumar para o bairro Brasil – trajetos que não são cobertos por uma linha direta de ônibus – poderá entrar num veículo em um desses dois bairros, descer no ponto que considerar mais adequado e, por fim, subir em qualquer outro coletivo que tenha por destino o bairro Brasil. Se essa integração for feita em no máximo noventa minutos e num mesmo sentido, o usuário pagará somente por uma passagem. Quando voltar para casa, poderá fazer a mesma coisa: ou seja, pagará duas tarifas, ao invés de quatro.

“O novo sistema cria, efetivamente, a possibilidade de a pessoa se deslocar, fazendo mais de uma viagem e pagando apenas uma tarifa. Isso repercute em redução de custo para as pessoas e aumento da oferta de mobilidade”, enfatizou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann. “Com isso, passa-se a promover a inclusão das pessoas que antes precisariam pagar por mais de duas passagens por sentido e optavam por não utilizar o transporte coletivo”.

Integração aberta – Chamado tecnicamente de Integração Tarifária Temporal Aberta, o SIT tem como principal característica o fato de permitir que o usuário faça a integração em qualquer ponto que lhe convier, e não apenas em um único terminal determinado.

A integração pode ser feita com os cartões eletrônicos que os usuários já possuem, sejam eles estudantes ou não. Os cidadãos que não possuem cartões e pagam a tarifa em dinheiro, caso queiram participar do novo sistema, devem adquirir um cartão eletrônico avulso, na Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano, de segunda à sexta, das 8h às 18h. A primeira via será gratuita. Confira, abaixo, os documentos necessários:

– Foto 3×4
– Carteira de identidade
– CPF
– Comprovante de residência

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista está localizada na Rua 2 de Julho, n° 220, Centro.