O Governo para Pessoas tem realizado um intenso trabalho para valorizar as diferentes categorias que integram o quadro dos servidores públicos municipais, com a criação de leis que proporcionam avanços para o servidor. Três exemplos recentes são as leis nº 2.863, 2.864 e 2.865, sancionadas pela prefeita Sheila Lemos. esta semana.

As duas primeiras beneficiam os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, autorizando o pagamento do piso nacional à categoria e instituindo o auxílio-fardamento no valor de R$ 600,00, a ser pago em duas parcelas anuais. Já a última trata do reajuste salarial dos monitores escolares e o interstício de 4% de acréscimo a cada cinco anos de serviço.

Segundo o secretário municipal de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Júnior, essas leis resultam de um diálogo constante do Governo Municipal com os sindicatos que representam os servidores. “Também é uma forma de reafirmar o compromisso da gestão da prefeita Sheila Lemos com a valorização dos servidores”, reforçou Edivaldo.

Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserv), Lúcia Chagas, que representa os monitores escolares, “o Sinserv está muito feliz com a sanção do piso dos monitores. Essa lei é um importante reconhecimento e valorização da categoria que tanto contribui para o Município. É uma luta de muitos anos, uma conquista histórica”.

Prefeita Sheila Lemos e secretário Edivaldo Jr, com diretoria do Sinserv, mostram projeto que virou lei do piso dos monitores escolares

Opinião semelhante tem a coordenadora estadual do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias (Sindacs), Rita Suzana França. Sobre o piso, ela ressaltou a disponibilidade da Prefeitura em conceder. “Enquanto sindicato e categoria, tivemos problemas em alguns municípios para a aceitação por parte dos prefeitos em fazer o repasse. Porém, em Conquista, a prefeita prontamente resolveu a questão, sentou com Sindicato para conversar pessoalmente e resolvemos. Esse dinheiro vai trazer qualidade de vida para a nossa categoria”, avaliou.

Ainda para Rita, o auxílio-fardamento também é outro benefício a ser comemorado. “É outra luta que temos há muito tempo, uma conquista importante que a prefeita acatou e junto com a gente fez toda a tramitação para que pudéssemos consolidar essa questão. Então, nossa categoria está muito grata por essas conquistas, por esse reconhecimento, por essa valorização por parte da prefeita”, assegurou.

O diálogo envolve todas as secretarias envolvidas, como na discussão com o Sindacs