O I Simpósio sobre Políticas Públicas e o Cuidado das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), realizado pela Vigilância Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde, ganhou destaque esta semana no informativo da RedeNutri (Rede de Nutrição do Sistema Único de Saúde) do Ministério da Saúde. A RedeNutri é uma rede social composta por profissionais envolvidos na implementação de ações de alimentação e nutrição em diferentes esferas de governo e áreas.

O texto publicado no Segundeira CGAN, informativo publicado semanalmente toda segunda-feira pela rede, fala sobre o Simpósio, que aconteceu entre os dias 24 e 26 no auditório do Polo de Educação Permanente no Centro Municipal de Atenção Especializada (CEMAE). Explica, ainda, que o objetivo do evento foi explanar o que já vem sendo desenvolvido no cuidado de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) junto ao Ministério da Saúde, estado e município, consolidando uma linha de cuidado em Vitória da Conquista, propondo um debate.

Outro ponto abordado pelo texto foi a composição da Atenção Básica do município. Ele explica que ela “conta com uma rede de 33 Unidades de Saúde da Família (sendo 16 na zona urbana e 17 na zona rural), 204 localidades de atendimento itinerante das equipes de saúde da família da zona rural, sete Unidades Básicas de Saúde, e duas academias da saúde. Nesses dispositivos atuam 45 Equipes de Saúde da Família, 40 Equipes de Saúde Bucal nos PSFs, atendimento odontológico nas sete Unidades Básicas, um odontomóvel, 10 equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, cinco equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, uma equipe de Consultório na Rua e uma equipe do Programa de Atendimento Municipal ao Idoso com Limitação (PAMDIL)”.

O maior destaque da publicação ficou com o Projeto DANTs, principal motivação para a realização do Simpósio. O texto ressalta que o projeto “desenvolve ações de controle e prevenção de DCNT como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial e seus agravos, por meio de incentivo à adoção de um estilo de vida saudável, da prática de atividades físicas frequentes e adesão de hábitos alimentares saudáveis”. Ele ainda esclarece que “a partir desse evento, o município articula o calendário de atividades com os atores envolvidos no processo para estruturação dessa Rede de Atenção à Saúde (RAS), com apoio da equipe técnica do Ministério da Saúde”.

Confira aqui o informativo Segundeira CGAN com o texto completo da RedeNutri.