Representantes da Secretaria Municipal de Saúde participaram da abertura do Projeto Desenvolvimento de Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS oferecido pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS. A cerimônia de abertura aconteceu na última quarta-feira, 15, na Escola de Formação em Saúde da Família (Pólo), no Complexo Municipal de Saúde.

Além dos especializandos, o evento contou com a participação da facilitadora Sírio Libanês, de gestores da Secretaria Municipal de Saúde, de Gestores de programas de residência e de universidades. O projeto contempla o curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Especialização em Educação na Saúde para Preceptoria no SUS e Aperfeiçoamento e Gestão de Programas de Residência.

Segundo a Apoiadora Facilitadora do Instituto Sírio Libanês, Thalyne Dias, os participantes vão desenvolver projetos de Intervenção que têm como objetivo promover ações visando à melhoria da atenção, gestão e educação na saúde. “Aqui em Vitória da Conquista serão dois cursos envolvendo vinte e três profissionais das diversas profissões da área da saúde e ligados aos Programas de Residência e Graduação da UESB e UFBA. O objetivo é a qualificação profissional para Preceptores no âmbito do Sistema Único de Saúde e desenvolvimento de Projetos de Intervenção para transformação e qualificação da preceptoria no SUS”.

Uma das participantes do curso é a diretora da Atenção Básica, Juliede Rosa, que agradeceu à Secretaria Municipal de Saúde, pela oportunidade de fazer o Curso de Preceptoria do SUS. “Esperei 19 anos por esta oportunidade, mas acreditei sempre que Deus tem preparado o melhor pra gente e que há tempo para tudo. Esse tempo chegou”, comemorou a diretora.