Notícias
Postado em 16 de agosto de 2013 as 08:58:06
Em Vitória da Conquista, pacientes com diagnóstico de leishmaniose tem direito à atendimento adequado e gratuito promovido pela Prefeitura, por meio do Serviço de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, que desenvolve ações relacionadas ao tratamento, controle e prevenção da doença. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, na Praça João Gonçalves, s/n, Centro, e conta com uma equipe de profissionais formada por médico, enfermeiro, assistente social e técnica de enfermagem.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Aguiar, quando um caso de leishmaniose é identificado, o setor realiza investigação epidemiológica, visando identificar se a área da manifestação é endêmica, se é caso isolado ou se o paciente contraiu a doença em outra localidade.
A coordenadora elencou algumas das ações da Secretaria Municipal de Saúde para evitar a difusão da doença: “São realizadas ações de educação em saúde e divulgação para população de medidas de controle e prevenção. Além disso, realizamos também inquérito canino nas localidades em que houver caso suspeito ou confirmado de leishmaniose”.
Ainda segundo Fernanda Aguiar, a equipe atua também no trabalho de orientação sobre o saneamento ambiental por meio da limpeza de quintais e terrenos, limpeza periódica de abrigo de animais domésticos, mantendo-os afastados do domicílio; a eliminação de resíduos sólidos orgânicos e destino adequado dos mesmos e a poda de árvores para redução da umidade e, consequentemente, redução da proliferação do vetor.
Tais ações são realizadas pela equipe de endemias e pelo técnico veterinário da Vigilância Epidemiológica. Caso a população necessite do serviço, pode entrar em contato pelos telefones (77) 3429-7405 ou 3429-7403.
Sobre a doença –A leishmaniose é uma doença transmitida por protozoários do gênero leishmania. No Brasil, existem atualmente seis espécies de protozoários responsáveis por causar doença humana. As variedades mais encontradas são a leishmaniose visceral e a leishmaniose tegumentar americana. Em Vitória da Conquista, foram confirmados nove casos de leishmaniose tegumentar, em 2012, e três casos, em 2013.
Leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. É transmitida ao homem pela picada das fêmeas de flebotomíneos infectadas. A doença causa lesões na pele e/ou mucosas. As lesões de pele podem ser única, múltiplas, disseminada ou difusa, sendo que as lesões nas mucosas são mais frequentes no nariz, boca e garganta. Quando atingem o nariz podem ocorrer entupimentos, sangramentos, entre outros. Na garganta, dor ao engolir, rouquidão e tosse.