O bairro Senhorinha Cairo ganhará uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) tipo II. A ordem de serviço para a construção da obra já foi assinada e proporcionará grandes benefícios à população como atendimento de urgência e emergência. O equipamento contará com uma estrutura de 12 leitos de observação, 06 cadeiras para hidratação/medicação, 09 cadeiras para inalação, 04 salas de exames diferenciados, sala de radiologia, farmácia, sala de sutura e curativo. Um investimento que ultrapassa os R$ 2 milhões.

A unidade integrará o programa Saúde Toda Hora do Ministério da Saúde e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. “O objetivo do Governo Municipal com esse investimento é ajudar a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Nós sabemos que nas cidades que contam com UPA 97% dos casos são solucionados na própria unidade”, explicou a secretária de Municipal Saúde, Márcia Viviane de Araújo.

Na UPA, a população também contará com uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o paciente chegar à unidade, os médicos prestarão socorro, controlarão o problema e detalharão o diagnóstico. Eles analisarão se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. Além disso, trabalharão no equipamento quatro equipes médicas, que terão capacidade de atender até 300 pessoas por dia.