A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, recebeu no gabinete municipal na manhã desta quinta-feira (5) representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No encontro, foi apresentada uma proposta de parceria para Prefeitura em um projeto de qualificação profissional da população em situação de vulnerabilidade social. O ensino profissionalizante é para eletricista de rede de distribuição, num total de quatro cursos, para 60 alunos divididos em três turmas de 20.

Prefeita Sheila Lemos recebe cópia do material apresentado sobre o Senai das mãos de Levi Costa

Especialista em negócios do Senai, Levi Costa, mostrou o trabalho do Senai desenvolvido em toda Bahia. “São mais de 23 mil alunos atendidos pelo Senai em programas de órgãos públicos”, disse. Afirmou que a infraestrutura da instituição pode atender o município em toda a sua extensão, pois além da sede, há as unidades móveis, os containers e kits didáticos. “O Senai chega com os laboratórios, monta e capacita as pessoas”, explicou.

Atualmente, há o Projeto Técnico Social Para Residenciais Minha Casa, Minha Vida abrangendo 12 condomínios. “Nós já temos uma parceria com o município e formamos mão de obra qualificada”, afirmou o gerente do Senai na região sudoeste, Luciano Abreu. Para ele, “a reunião foi excelente. Nós conseguimos fazer a apresentação, passar o que queríamos. Teremos reuniões futuras, desdobramentos dessa e vamos dar sequência ao projeto”.

 

Prefeita Sheila Lemos e o Gerente do Senai Luciano Abreu

A prefeita Sheila Lemos pretende ver a viabilidade da parceria na proposta apresentada. Além do projeto abordado, ela também mostrou interesse em trazer a ideia de cursos profissionalizantes para mulheres que são chefes de família, e assim desenvolver o empreendedorismo feminino. De acordo com a prefeita, “precisamos da qualificação de mão de obra, para garantir emprego e renda à nossa população. Não mediremos esforços para firmar cada vez mais convênios e parcerias que possam promover o bem estar de nossa comunidade”.

Também participaram da reunião a assessora Especial, Lú Macário, e o agente de Mercado do Senai, Pedro Jr.