Notícias
Postado em 19 de novembro de 2012 as 18:49:33 e atualizado em 7 de dezembro de 2012 as 19:01:31
As discussões começarão nessa terça-feira, 20, das 8 às 18h e seguem até a manhã do dia 21
As etapas para implantação do projeto piloto Cooperação Brasil Cuba para o Controle do Câncer seguem a todo vapor em Vitória da Conquista. Nessa terça-feira, 20, das 8 às 12h e das 14 às 18h será realizado um seminário para discutir as formas de implantação do projeto na Rede de Atenção Básica do município. As discussões seguirão até quarta-feira, 21, das 8 às 12h.
O seminário será realizado na Escola de Formação em Saúde da Família, localizado na Avenida Olívia Flores, em frente ao Centro Municipal de Atendimento Especializado/Cemae. Na ocasião estarão presentes profissionais de saúde da atenção básica à especializada. Também participarão do evento representantes dos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia/Ufba e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb.
Após o seminário, será realizada durante a tarde de quarta-feira, 21, uma apresentação geral para toda comunidade das propostas e definições de ações a serem implementadas pelo projeto. A apresentação será realizada na Escola de Formação em Saúde da Família, a partir das 14h.
Saiba mais– Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país no projeto piloto Cooperação Brasil Cuba para o Controle do Câncer. Entre os 300 projetos que fazem parte da cooperação entre o Governo do Brasil e o de Cuba, a proposta de prevenção do câncer na atenção primária tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer.
A doença, antes tratada como terminal, agora está sendo vista pela medicina como uma doença crônica. A mesma proposta será implantada na cidade de Vila Clara, pertencente à Província Santa Clara, em Cuba, onde será realizado um intercâmbio, entre os dois países, de protocolos clínicos e abordagem do câncer.