O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoverá, no dia 20 de maio, o Seminário “Debatendo o Plano Viver sem Limite”. O objetivo do evento é avaliar como está o andamento do programa lançado pelo Governo Federal e que teve a adesão de Vitória da Conquista, no final de 2013.

O seminário, cuja estimativa é receber 200 participantes, é aberto ao público em geral e será realizado no auditório do Polo de Educação, localizado na Avenida Olívia Flores, nº 3000, bairro Universitário. As inscrições serão feitas no local do evento, das 8h às 8h30.

Representantes dos conselhos Nacional e Estadual e da Superintendência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência estarão presentes no seminário abordando o marco legal da Pessoa com Deficiência, a Convenção da ONU e o Plano Viver sem Limite. Além das palestras, haverá apresentação do Programa de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)na Escola e grupos de discussão, divididos nos quatro eixos (Saúde, Acessibilidade, Educação e Inclusão) em que o Plano Viver sem Limites pretende atuar.

O plano tem como meta atender 45,6 milhões de brasileiros que possuem alguma deficiência. Com a estruturação de uma rede de assistência nos municípios, o plano prevê a assistência desde o nascimento da criança, com o diagnóstico precoce, passando pela acessibilidade nas escolas e também em casa.

PROGRAMAÇÃO:

8h – 8h30 – Inscrição e escolha de eixos (Saúde, Educação, Inclusão ou Acessibilidade para as Oficinas)

8h30 – Abertura do evento com a composição da mesa:
Sr. Fernando Luiz – Presidente do CMDPD;
Sr. Prefeito Guilherme Menezes;
Sr. Secretário Miguel Felício;
Representante CONADE;
Representante COEDE;
Sra. Veruska Ferraz – Diretora de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência/SJCDH Bahia

9:20h – Abordando o marco legal da Pessoa com Deficiência, Convenção da ONU e o Plano Viver sem Limite (CONADE)

10:20h – Lanche

10:40h – A execução do Plano Viver sem Limite na Bahia: avanços e desafios (COEDE)

11:30h – Apresentação do Programa BPC na Escola (Semdes)

12h – Almoço

13:00h – Abertura Cultural

13:30h – Estratégias para a execução das ações do Plano Viver sem Limite no Município (Sra. Veruska Ferraz – Diretora de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência/SJCDH Bahia)

14:30h – Divisão por Eixos Saúde
Acessibilidade
Educação
Inclusão

16h – Apresentação dos grupos

16:40h – Perguntas e Respostas

17h – Encerramento