Ysabela leu um texto de sua autoria, falando da felicidade de ter participado do projeto

Foi realizado, nesta sexta-feira (6), no auditório do Colégio Luis Eduardo Magalhães, o II Seminário de Práticas Pedagógicas do “Novo Lendo Você Fica Sabendo”. O encontro serviu para dar visibilidade às experiências exitosas desenvolvidas no decorrer de 2019, especialmente, a partir do uso do material didático da Aprender Editora. Voltado para o letramento e alfabetização, neste ano, o material foi trabalhado com mais de 6 mil alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

O projeto tem feito a diferença na vida de alunos como Ysabela Laurentino, da Escola Municipal Zica Pedral. “Com a coleção eu aprendi bastante. Quando eu leio, eu viajo no mundo da imaginação. Ler é bom e divertido”, afirmou a menina, ao ler um texto de sua autoria.

Secretário destacou a importância do envolvimento dos professores no projeto

O “Novo Lendo Você Fica Sabendo” foi adquirido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) para contribuir com a gestão na meta de alfabetizar 100% dos alunos da Rede até 2021. “Alfabetizar é a base. Por isso, é a meta nº 1. E se a gente alcançá-la, todas as demais metas virão em consequência”, comentou a coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais.

Daí a importância do trabalho do professor no dia a dia com essas crianças e do compartilhamento de ideias durante o seminário. “É o saber, o conhecimento, a educação que transforma e vocês, professores, são o elo, a ponte que dará um norte a essas crianças, com dedicação, amor e planejamento”, reforçou o secretário de Educação, Esmeraldino Correia.

Participaram do evento, professores e gestores da Rede

O coordenador pedagógico da Aprender Editora, Diego Brito, destacou que fazer com que a aprendizagem aconteça em sala de aula é um trabalho diário. “É complexo, árduo, mas prazeroso e de grande importância para a sociedade que estamos construindo. É algo ímpar”, afirmou ele, destacando a honra de fazer parte da história da educação de Conquista.

A programação do Seminário, que reuniu professores e gestores escolares, contou ainda com a apresentação cultural dos estudantes das turmas do 1º e 2º ano da Escola Municipal Iara Cairo, apresentação de trabalhos e premiação, além da palestra com o psicólogo e psicoterapeuta Renê Dinelli, sobre o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais na Escola.

Programação contou com apresentações culturais dos alunos