Desenvolvimento Social
Postado em 11 de agosto de 2022 as 17:57:11
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Centro Pop Adulto, está promovendo atividades socioeducativas com oficinas desenvolvidas pelos próprios usuários do serviço. As ações visam garantir a segurança de autonomia, prevista na Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
Uma das oficinas é a de confecção de tapetes, ministrada por um dos usuários do Centro Pop. A gerente da unidade, Cleonice Aragão, explicou que a ideia dessa oficina e o ministrante surgiram a partir de uma reunião com os beneficiários do serviço. “A equipe gostou da ideia e se organizou para a aquisição do material de produção dos tapetes”. Os encontros acontecem na área de convivência do Centro Pop.
E.G.B, de 39 anos, voluntário, disse que fazer tapete é um modo de ganhar um dinheiro extra e ocupar a mente. “Já trabalho com tapetes faz algum tempo, deixei por um período para trabalhar com cristalização, mas voltei para essa atividade. comentou.
Usuária do Centro Pop há seis anos, B.S.O., de 25 anos, aprecia a oficina. “É bom demais, ajuda a ocupar a mente e ainda posso ganhar um dinheirinho”, declarou.
Além de fornecer o material para a realização da oficina, a equipe do Centro Pop está divulgando os tapetes em grupos de mensagens da rede social, para incentivar os participantes a continuar produzindo. “As oficinas têm o objetivo de assegurar as cinco seguranças afiançadas pelo SUAS, garantir o desenvolvimento de autonomia e o acesso à renda”, salientou a gerente de Média Complexidade, Tainá Alves.