Notícias
Postado em 25 de janeiro de 2013 as 11:46:35
Nos dias 22 e 23 de janeiro, a equipe gestora do projeto piloto Cooperação Brasil – Cuba para o Controle do Câncer participou de uma oficina na Escola de Formação em Saúde da Família. No encontro, os integrantes do grupo que participaram da Convenção Internacional de Saúde Pública, em Havana, Cuba, no mês de dezembro de 2012, puderam compartilhar as experiências adquiridas durante a convenção.
O prefeito Guilherme Menezes, que também esteve presente na oficina, falou sobre a experiência em Cuba e o desenvolvimento do país no controle do câncer. “Nós tivemos a oportunidade de ver o quanto Cuba já avançou nessa área, por isso nosso desafio se torna ainda maior. Temos que estudar muito e aproveitar o máximo desse intercâmbio”.
Para o diretor da Fundação Estatal de Saúde da Família da Bahia (Fesf), Carlos Alberto Trindade, a visita foi muito importante para o estreitamento da parceria. “A visão que tenho é que nós estamos construindo uma estrada de ferro para troca de experiências, e eles sinalizaram que querem muito que esta parceria dê certo”.
O gerente-administrativo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Jorge Saíyde, ressaltou a diferença de abordagem da prevenção do câncer entre Brasil e Cuba. “A nossa Atenção Básica tem características próprias. Acredito que nós somos diferentes em relação à Cuba, mas nos completamos. A equipe do Inca está muito animada com o projeto”.
A secretária municipal de Saúde, Marcia Viviane Araújo, reforçou o compromisso da Administração Municipal com o projeto. “Esse projeto também é uma prioridade da nossa gestão. A visita a Cuba direcionou o nosso olhar e nos motivou”.
O Projeto– Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o Brasil no projeto piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. O Projeto Interdisciplinar e Social de Cuidado e Controle do Câncer ou Projeto Conquista, como foi batizado, está entre as 300 ações que fazem parte do termo de cooperação técnica entre os dois países. A proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle da doença.
A mesma proposta será implantada na cidade de Villa Clara, em Cuba, onde será realizado um intercâmbio entre os países, de protocolos clínicos e abordagens do câncer.