Notícias
Postado em 23 de setembro de 2014 as 15:25:40

Os agentes receberam informações sobre causas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama
Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde que atuam na Rede Municipal de Atenção Básica, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, desde o mês de junho, um ciclo de capacitações sobre o câncer de mama para os agentes comunitários e rurais de saúde. A capacitação ocorre em parceria com o programa que tem por objetivofomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial, sendo um instrumento para a qualificação de profissionais e de estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.
Na última sexta-feira, 19, a capacitação, realizada no auditório do Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), foi destinada para os agentes rurais de saúde, que atuam em diversas localidades da zona rural do município. A atividade teve como facilitadores os alunos do programa e a coordenadora municipal da Atenção Básica, Luciana Farias. Durante o curso, os agentes receberam informações sobre causas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Segundo Luciana, as capacitações com os profissionais que atuam nas unidades de saúde do município é fundamental para a conscientização da população. “Nosso objetivo é sensibilizar os profissionais para estarem atentos à prevenção e aos sinais e sintomas da doença. Por isso, estamos capacitando todos os agentes de saúde da zona urbana e da zona rural, além dos demais profissionais que atuam nas unidades”, informou.
Além das capacitações, o Governo Municipal vem orientando os profissionais das unidades de saúde a considerar toda lesão palpável de mama como sinal ou sintoma de urgência para atendimento no município. Assim, a mulher que chega à Unidade de Saúde com algum sintoma da doença tem seu atendimento priorizado na rede. Essa orientação ocorre por meio do “Projeto Conquista: Cooperação Brasil Cuba para Controle do Câncer a partir da Atenção Primária”.
“O Projeto Conquista também desenvolveu e implantou uma ficha específica para a sistematização do rastreamento do câncer de mama realizado por meio dos agentes comunitários de saúde, em parceria com o programa. O objetivo é que as equipes tenham o conhecimento de todas as mulheres do grupo-alvo, podendo fazer uma melhor busca ativa dessas pessoas”, informou a coordenadora de Saúde da Mulher da Atenção Básica, Talita Ferraz.
Para a agente comunitária e rural de saúde do povoado de Vereda do Progresso, localizado no Distrito de São João da Vitória, Edmércia Rodrigues, o curso de atualização sobre o câncer de mama é importante para trazer mais informações sobre a doença. “Com essa capacitação, nós ficamos mais atentos aos sinais e sintomas do câncer de mama e podemos, dessa forma, ajudar as pessoas da nossa comunidade a fazer o tratamento de forma mais rápida”, ressaltou.
Saiba mais – Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos de câncer por ano. A cada ano, quase 50 mil casos novos da doença são diagnosticados, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Estimular hábitos saudáveis na população, como a alimentação saudável e a prática de exercícios, previnem o aparecimento de novos casos. Além disso, a detecção precoce do tumor, por meio de exames como a mamografia, aumenta a possibilidade de cura em 95% dos casos.