Durante a capacitação, foram apresentados os detalhes referentes à próxima Campanha contra a Influenza, que ocorrerá entre os dias 22 de abril e 9 de maio

Enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde participaram, na manhã desta terça-feira, 8, de uma capacitação, no auditório da Escola de Formação em Saúde, localizada no Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae). A ação foi promovida com o intuito de discutir as coberturas vacinais do município e todos os detalhes referentes à próxima Campanha contra a Influenza.

Com início no dia 22 de abril, a campanha de 2014 seguirá até o dia9 de maio. “Hoje estamos reunindo os profissionais da rede para o repasse de instruções, como qual o público-alvo, as idades de uso da vacina contra influenza e as contraindicações”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Elba Sampaio.

Durante a campanha, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, idosos, trabalhadores de saúde e pessoas com doenças crônicas. “A vacina é trivalente e contempla dois vírus tipo A e um tipo B”, informou Elba. Para as pessoas que possuem alguma doença crônica é necessário, no momento da imunização apresentar prescrição médica para que possam receber a vacina.

Para a enfermeira Maria Tânia Silva Oliveira, em virtude da grande abrangência, todas as informações referentes à campanha são fundamentais para a equipe que estará à frente desse trabalho. “A próxima campanha vai ser de grande porte e vai envolver crianças entre seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde, idosos, gestantes, ou seja, é uma campanha de abrangência muito grande. Por isso, é de suma importância que os profissionais sejam capacitados para que estejam aptos a receber, orientar e vacinar esse público”, reforçou.

Grupo PET– Além da capacitação, os técnicos e enfermeiros também participaram de uma apresentação do Grupo PET Redes/Rede Cegonha (Programa de Educação Tutorial). Na ocasião, a graduanda em enfermagem Kamilla Santos discutiu a Portaria Nº 48/99 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o Planejamento Familiar. A proposta da apresentação foi discutir a padronização das ações na condução do cuidado ao paciente desse planejamento.