O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, em Vitória da Conquista, começou tranquilo. Desde cedo, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde deu início aos trabalhos e, às 8 horas da manhã, os postos espalhados por toda a cidade já disponibilizavam as doses. A ação, que tem como meta vacinar 90% do público alvo, teve início no último dia 18 de Abril.

Foram montados 35 postos de vacinação na zona urbana e mais 1 na zona rural, sendo que 12 deles são postos volantes. Foram montados 9 subcomandos, cada um deles responsável por quatro postos de vacinação, incluindo as unidades e os pontos móveis. As equipes trabalharam em regime de prontidão até as 17 horas, horário previsto para o encerramento das atividades do Dia D.

A coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Ramona Cerqueira, informou que a maior movimentação foi logo na abertura dos postos, quando chegaram a se formar filas para receber a imunização mas, por volta das 9 da manhã, o fluxo estava bastante tranquilo. “Quem chegou cedo foi logo vacinado. Só no Regis Pacheco, cerca de 150 pessoas foram vacinadas, assim que começou”, relatou a coordenadora.

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Ana Maria Viana Ferraz, a vacinação transcorreu dentro do esperado e de forma tranquila. Segundo a coordenadora: “nós temos vacinas suficientes para toda a população do público-alvo a ser contemplado neste Dia D”. Ana Maria ainda comentou: “há uma grande procura pela vacina em alguns postos, como o Régis Pacheco, Cae II, Panorama e Solange Hortélio, mas a Secretaria de Saúde está suprindo todos os materiais, insumos e vacinas à medida do necessário e à medida em que as unidades entram em contato conosco”.

A campanha segue até o próximo dia 26, com a vacinação diariamente nas Unidades de Saúde da Família. Para a secretária de Saúde do Município, Ceres Almeida, a ação transcorreu satisfatoriamente desde o início. Ela afirmou: “não tivemos nenhuma intercorrência que interferisse no processo. A quantidade de vacinas oferecidas conseguiu cobrir a demanda satisfatoriamente todos os dias desde o início da campanha, não deixando a população sem imunização”.