Mais de 50 profissionais de enfermagem que atuam na rede municipal de saúde marcaram presença.

Em todo o mundo o dia 12 de maio é dedicado a um dos profissionais mais importantes quando o assunto é Saúde: o enfermeiro. Para não deixar o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro passar em branco, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, realizou na última terça-feira (14) uma festa para estes servidores no auditório da secretaria. A comemoração contou com a presença de mais de 50 profissionais de enfermagem que atuam na rede municipal de saúde.

A diretora da Atenção Básica, Juliede Rosa, comentou que esta foi uma singela homenagem ao Dia do Enfermeiro. “Tudo simples, mas feito e pensado com muito carinho, pois precisamos demonstrar e reconhecer a importância de nossos servidores”, comentou. A homenagem contou, ainda, com a presença do psicólogo e pastor Sinvaldo Santos de Queiroz, que é esposo de uma das enfermeiras do município. Ele falou sobre a importância da valorização pessoal e de, além de cuidar do próximo, cuidar de si mesmo e chamou os presentes à reflexão neste sentido: “Quem está aqui, antes de ser um enfermeiro, uma enfermeira é uma mãe, é uma esposa, é um filho, é um amigo e chega, também, trazendo suas dores, suas demandas, suas questões”.

O psicólogo e pastor Sinvaldo Santos de Queiroz falou do lado humano dos profissionais de Enfermagem.

Quem participou do encontro relatou que esta foi a primeira vez que os enfermeiros receberam uma homenagem desta categoria para celebrar o seu dia. As reações foram as melhores, como a da enfermeira do PSF Miro Cairo, Shirley Batista. Ela parabenizou a diretoria da Atenção básica pela homenagem e disse que estavam precisando disso. “Saímos todos muito felizes e com a sensação de que vale a pena todo o nosso esforço diário para contribuir para a saúde do município”, afirmou.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde recebeu vários elogios e agradecimentos.

Quem também gostou da homenagem foi o enfermeiro do PSF de Bate Pé, Carlos Alberto oliveira. Ele contou que, todos os ano nesta época, fica esperando homenagens em comerciais de TV, outdoor nas ruas, como sempre acontece com outras profissões da saúde e nunca vê nada. “Esse ano também não teve nada. Porém, a Diretoria de Atenção Básica, através de nossa diretora e das apoiadoras, nos proporcionaram hoje um momento ímpar. Foi lindo, eu gostei muito desse momento, muito obrigado a todos”, complementou o enfermeiro.

“Vai ficar na história da saúde do município de Vitória da conquista: a primeira gestão que soube valorizar os seus colaboradores” – Tavania Queiroz (enfermeira)

A coordenadora da Unidade de Saúde Régis Pacheco, Renata Maia, também fez questão de elogiar a homenagem, em especial as palavras do psicólogo e pastor Sinvaldo, cujas palavras ela afirma terem tocado diretamente o seu coração. Ela conta: “me emocionei do inicio ao fim, parecia que era somente para mim aquelas palavras”.

Outros elogios foram feitos pelos profissionais, como os da enfermeira Tavania Queiroz, do PSF Miro Cairo, que parabenizou a homenagem: “singela, mas que fez e vai fazer uma grande diferença para a categoria. Vai ficar na história da saúde do município de Vitória da conquista: a primeira gestão que soube valorizar os seus colaboradores”.