Notícias
Postado em 27 de novembro de 2024 as 11:16:05
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres promove Papo Ativo em empresas e escolas de Vitória da Conquista com o objetivo de sensibilizar a comunidade e as instituições sobre a importância de combater o machismo estrutural e a violência de gênero. Na terça-feira (26), em parceria com a Embasa, foi realizada a palestra com o tema “Respeito é a palavra de ordem!”, dentro da programação anual da “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.
A ação, realizada no auditório da Embasa, dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), se insere em um movimento maior de transformação social dentro das instituições, tem o objetivo de combater o machismo estrutural, trazer visibilidade à causa e promover o respeito, igualdade e a proteção das mulheres em todos os espaços. Monique Cajaíba, coordenadora de Enfrentamento à Violência, destacou a importância da atuação preventiva: “É uma ação muito relevante porque convidamos toda a comunidade a participar. Queremos mobilizar a sociedade, não só o poder público, mas também as instituições privadas e não governamentais para que abracem essa causa. A cultura da violência e do machismo perpassa todos os espaços. Quando uma empresa se preocupa com esse tipo de conduta, ela também está abraçando a campanha”.
A palestra foi um ponto de partida para discutir como esses órgãos devem adotar medidas para combater o machismo estrutural e proporcionar um ambiente de maior acolhimento e respeito. “As instituições que abraçam essa causa estão, na prática, apoiando as mulheres dessa cidade”, completou Monique.
Ricardo Freitas, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Embasa, ressaltou a relevância de abordar a violência contra a mulher dentro do contexto da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), que está sendo realizada dentro da Embasa. “A violência contra a mulher muitas vezes se revela de forma consciente e inconsciente, e por isso, pensamos em incluí-la como um tema. A empresa é essencialmente masculina, e essa discussão se torna ainda mais relevante”, destacou Ricardo.
Quem participou do Papo Ativo foi Paloma Andrade, gerente de Divisão de Esgotamento Sanitário da Embasa, que também contribuiu com sua visão sobre a campanha. “É uma iniciativa excelente tanto para a Embasa quanto para nós, como colaboradores. Durante a palestra, aprendemos sobre questões como violência psicológica e patrimonial, que muitas vezes não são discutidas. Embora essas informações sejam amplamente conhecidas, elas não estão presentes no nosso cotidiano, e para mim foram uma grande novidade”, afirmou Paloma.
Papo Ativo, no contexto da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, busca fomentar a conscientização das empresas e das escolas com a promoção dos direitos das mulheres e com a erradicação de práticas violentas em seus diversos níveis. Hoje (27), a ação é realizada na Emurc; amanhã (28), na Escola Municipal Mozart Tanajura, e sexta-feira (29), na Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa.
Com o tema da campanha é “Por cada voz: compromisso com o fim da violência”, a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher foi lançada oficialmente na última quinta-feira (21). A campanhatermina dia 10 de dezembro com o Cine SMPM, que terá a exibição do filme “Eu não sou um homem fácil”.