Uma rodada de negócios entre mulheres empreendedoras de Vitória da Conquista encerrou, na noite dessa sexta-feira (22), a segunda edição do programa “Mulheres que Conquistam”. O evento, realizado no espaço Limão Doce, foi promovido pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SMPM) , através da Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais que também contempla a Sala da Mulher Empreendedora.

Incorporado à Sala da Mulher e com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o programa pioneiro da Prefeitura comemora seu sucesso quando o assunto é gerar oportunidades de negócio e renda. Mediante a realização de oficinas de qualificação, capacitações e consultorias oferecidas durante todo o ano, ele tem proporcionado autonomia e evolução financeira para cerca de 50 mulheres participantes.

A fisioterapeuta Thalita Nascimento participa da Sala da Mulher e assegura que ela foi fundamental para sua adaptação na cidade. “Para mim foi muito importante, porque eu vim de São Paulo há três anos e não sabia como empreender. Apesar de saber trabalhar com fisioterapia, tinha dificuldade em montar um negócio do zero e a sala acabou me dando esse suporte, tanto na questão de marketing, na gestão financeira, administração e até mesmo o comportamento, de como formar um ambiente agradável e receptivo para as minhas pacientes. Foi bem bacana e super positivo pra mim”, declarou Thalita.

Thalita

Já a empresária do ramo de cosméticos e estética, Verônica Fontes, relata que o evento foi o primeiro contato que teve com as integrantes da Sala. A empresária relata com entusiasmo a intenção de participar da próxima edição do programa. “Fiquei sabendo desse evento através de uma amiga, que me incentivou a participar. As expectativas são as melhores, porque eu acho super importante a gente estar no meio de pessoas onde a gente pode estar crescendo, adquirindo conhecimento e tenho certeza que aqui eu vou adquirir um pouco mais de conhecimento para desenvolver o meu negócio”, confirmou Verônica.

Verônica

“Assim como Verônica, vamos percebendo novos rostos que vão surgindo a cada encontro realizado pela Sala. Isso, além de gratificante, nos deixa mais confiantes com o trabalho que vem mudando a realidade de muitas mulheres”, afirmou a coordenadora da Sala da Mulher Empreendedora, Efigênia Ferreira. Ela explica que o modelo de rodada de negócios é uma forma de as participantes exibirem seus portfólios, demonstrando o conhecimento adquirido nas capacitações feitas durante o ano.

Efigênia

O engajamento e a dedicação das participantes com os métodos apresentados no “Mulheres que Conquistam” e na Sala da Mulher Empreendedora têm demonstrado resultados expressivos. Um dos exemplos de sucesso é o da especialista em moda e empresária do ramo, Yasmin Oliveira. Ela foi convidada a apresentar seu projeto de pesquisa sobre moda e sustentabilidade, compartilhando também sua experiência em ter sido uma das primeiras atendidas pela Sala da Mulher Empreendedora.

Yasmin

A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, salientou a promoção de meios que garantam a autonomia feminina como uma das pautas mais importantes da gestão. “A ideia é que essas mulheres possam realmente ter oportunidades e trocar experiências. Também é um momento de confraternizar e conhecer as experiências. Nós, da gestão, ficamos muito felizes em proporcionar um programa de tamanha eficiência e de estar encerrando este ciclo, ansiosas pelo retorno no próximo ano”, finalizou a secretária.

Viviane