Educação
Postado em 10 de maio de 2013 as 18:30:13
Na tarde dessa quinta-feira, 9, a equipe da Secretaria de Educação se reuniu para discutir a temática Educação Musical, conteúdo que contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, de concentração, da capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro.“Além de desenvolver talentos, acredito que a música na escola forma os apreciadores dessa arte. É uma feliz iniciativa, e estamos nos empenhando para capacitar os nossos profissionais, preparando-os”, disse o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos daIbiapaba e Silva.
Para a professora e coordenadora do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, AdrianaRodriguesDidier, que está na cidade para ministrar a oficina “Música em Movimento”, no Festival da Juventude, discutir educação musical requer compreender que “o trabalho com a música deve ser diferenciado, para que os alunospossam se expressar e se sensibilizar. Isso é a verdadeira música. A minha bandeira é pela música espontânea, de trabalharmos sensivelmente a música dentro das escolas, de uma forma criativa e que não esteja presa à teoria musical ou àtécnica de um instrumento”.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação, Jocelma Gusmão Barreto Lima, existem “três coisas que ressignificam a escola: o esporte, a arte e a música. Essas práticas envolvem os alunos e proporcionam um grande dinamismo no ambiente escolar. Acredito que devemos dar um espaço ainda mais importante para essas atividades na rede de ensino, especialmente à música. Os professores precisam descobrir as preferências dos alunos e mostrar o quanto esse trabalho pode ser interessante e gratificante”.