Nascimento de Jesus celebrado no Nordeste

Numa releitura original e regionalista, a Secretaria Municipal de Educação, através da sua artista plástica Nágida Schmitz, inovou e surpreendeu a todos os servidores com o belíssimo natal nordestino homenageando ao aniversariante principal das festas de fim de ano, Jesus Cristo.

Para lembrar seu nascimento, a artista construiu um presépio com uma representação caracterizada na cultura nordestina com José vestido em trajes típicos do homem sertanejo, Jesus Cristo na rede ao invés da tradicional manjedoura, Maria com um lindo manto de fuxico e crochê, os três reis magos em trajes de reizeiros montados em jumentos, entre outros detalhes que lembram a dança da burrinha, encontrada na Bahia, enaltecendo a cultura nordestina.

Os reis magos viraram reizeiros e vieram montados em burrinhas

Os quadros decorativos que embelezam o pátio da SMED representam as cenas do nascimento de Cristo através de xilogravuras e os enfeites tradicionais foram substituídos pelo fuxico, o bordado e a vegetação característica do nordeste por meio dos cactos.

“É de uma criatividade enriquecedora e uma releitura emocionante! Como seria se Jesus, Maria e José estivessem num espaço nordestino? Vestindo roupas a caráter, como chapéu de couro, fuxico, crochê. Nessa composição Jesus nasceria em uma casa de pau a pique, forrada com palha, porque a gente sabe que Jesus poderia ter nascido em qualquer parte do mundo, inclusive aqui no nordeste”, explicou a secretária adjunta Arlete Dória.